domingo, 27 de maio de 2012

Deporto nacional: o futebol e os outros, mesmo que se sagrem campeões mundiais!..

Os Campeões no pódio. Foto sacada daqui
No fim de semana passado, no decorrer do 2º Campeonato do Mundo de Atletismo IAADS, que decorreu no Estádio João Paulo II em Angra do Heroísmo – Açores, Portugal sagrou-se campeão mundial. Os atletas nacionais conseguiram 30 medalhas: 9 de ouro, 12 de prata e 9 de bronze.
O feito passou despercebido a nível da comunicação social nacional.
Este fim de semana, o Clube de Pesca "A Robaleira", venceu o 20º Campeonato do Mundo de Clubes de Pesca de Costa, que se realizou em França.
O feito passou igualmente despercebido a nível da comunicação social nacional.
Nem de propósito. Estava a pensar nisto, quando me deparo no facebook com um texto de Carlos Marinho Pinto, pessoa que não conheço, em defesa da sua dama, a pesca deportiva, com o qual não poderia concordar mais.
Passo a citar:

“DE VEZ ENQUANTO GOSTO DE ESCREVER UMAS COISAS SENTIDAS, TENDO EM CONTA E EM CONSCIÊNCIA QUE NÃO SOU O DONO DA VERDADE.
O FACTO DE A EQUIPA "ROBALEIRA CLUBE DE PESCA DE COMPETIÇÃO" E O CAP DE FARO ESTAREM PRESENTES NO XX CAMPEONATO DO MUNDO DE CLUBES DE SURFCASTING EM MIMIZAM - FRANÇA ONDE A PRIMEIRA SE SAGROU CAMPEÃO DO MUNDO, LEVA-ME A ESCREVER MAIS UMA VEZ SOBRE O ASSUNTO.
ONTEM DEPOIS DE TER ASSISTIDO À PROVA DA 1ª DIVISÃO REGIONAL DA ARPDA FUI CONVIDADO A JANTAR A CASA DE UM AMIGO PESCADOR QUE JÁ NÃO O VIA HÁ UNS ANITOS E QUANDO LHE DEI A NOVIDADE SOBRE A ROBALEIRA SE SAGRAR CAMPEÃ DO MUNDO ESTIVEMOS PREGADOS À TV ASSISTINDO A TODOS OS TELEJORNAIS ATÉ À UMA DA MANHÃ E NADA SOBRE O ASSUNTO. 
O QUE ASSISTIMOS PARA MAU GOSTO, ERA SÓ SOBRE A SELECÇÃO DE FUTEBOL TENTANDO JUSTIFICAR O EMPATE DO JOGO REALIZADO CONTRA UMA EQUIPA EU DIRIA "DO SEGUNDO MUNDO NO QUE TOCA A FUTEBOL" NUM JOGO QUE POR IMAGENS QUE VI EM RESUMO FOI UMA AUTÊNTICA VERGONHA.
O QUE EU ACHO E JULGO SER DA MAIS ELEMENTAR JUSTIÇA É DAR O VERDADEIRO VALOR À PESCA DESPORTIVA QUE DEVE SER A VERTENTE DESPORTIVA DAS QUE MAIS TEM CONTRIBUÍDO PARA LEVANTAR MAIS VEZES A PORTUGUESA BEM ALTO E TRAZER PARA CASA TAÇAS E MEDALHAS.
O FUTEBOL NEM QUE VENHA NO PRIMEIRO OU SEGUNDO AVIÃO SEM NADA GANHAR E EM ALGUNS CASOS ATÉ É UMA TRISTEZA A SUA PRESTAÇÃO TEM TODA A IMPRENSA DURANTE SEMANAS A FALAR DO ASSUNTO. DEPOIS TEM CONVITES DE HONRA PARA UM ALMOÇO EM BELÉM, ENTREGA DE MEDALHAS DO INFANTE NÃO SEI DOS QUANTOS E O TREINADOR AINDA É ELEITO A COMENDADOR.
É AQUI QUE EU QUERO CHEGAR E NÃO VOU FALAR DOS CASOS PASSADOS MAS DO ACTUAL.
UMA VEZ MAIS PORTUGAL É CAMPEÃO DO MUNDO DE PESCA DESPORTIVA NA VERTENTE DE SURFCASTING ATRAVÉS DA EQUIPA "ROBALEIRA CLUBE DE PESCA DE COMPETIÇÃO", JÁ NÃO FALO DA IMPRENSA, PORQUE CONSIDERO UMA CASO PERDIDO. MAS TAL COMO NO FUTEBOL, ESTES LUSITANOS CAMPEÕES MERECEM EFECTIVAMENTE E COM TODA A JUSTIÇA SEREM RECONHECIDOS PELAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS PELO SEU FEITO. 
ESPERO PARA VER SE O TAL RECONHECIMENTO MERECIDO VAI ACONTECER PELA JUNTA DE FREGUESIA, CÂMARA MUNICIPAL, GOVERNO, PRESIDÊNCIA, UMA MENÇÃO HONROSA POR PARTE DA ASSEMBLEIA DA REPUBLICA, E NO CASO MAIS CONCRETO PELA TUTELA DO DESPORTO.
JULGO QUE ESTES LUSITANOS MERECEM EFECTIVAMENTE O RECONHECIMENTO POR PARTE DO GOVERNO, SEREM CONVIDADOS PELA PRESIDÊNCIA DA REPUBLICA PARA UM JANTAR DE HONRA E SER-LHES ATRIBUÍDA A MEDALHA ESTA SIM, COM TODO O MÉRITO PORQUE ELES SÃO VERDADEIROS CAMPEÕES. NÃO ESQUECENDO O GRANDE CAMPEÃO E CAPITÃO DE EQUIPA DE LHE SER ATRIBUÍDA TAMBÉM A ORDEM DE COMENDADOR.
O QUE AQUI ESCREVO, NÃO SEI SE É SÓ POR ME SENTIR DESILUDIDO COMO A FORMA COMO OS NOSSOS GOVERNANTES E OS MEDIA TEM OLHADO PARA A PESCA DESPORTIVA BEM ASSIM, COMO A TUTELA DO DESPORTO, O QUE SEI É O QUE ME VAI NO CORAÇÃO DE QUANTA TRISTEZA SINTO DE VER A PESCA DESPORTIVA SEMPRE ESQUECIDA MESMO PERANTE OS SEU FEITOS MAIS NOBRES.
UM ABRAÇO PARA TODOS.”

2 comentários:

José Afonso disse...

Obrigado António Agostinho.
Nós, os da Pesca de Competição, já "quase" que nos habituamos a este "esquecimento". Tanto que por vezes também já temos "alguma" culpa neste cartório.
Devíamos enviar sempre para todos os media, fotos e relatos dos nossos êxitos e por vezes não o fazemos.
De qualquer maneira, desde êxito do meu clube, foram enviados para todos os jornais do distrito e para os desportivos nacionais, fotos e um resumo da participação.
Já foram publicados pelo menos em três deles.
Mais uma vez, Obrigado CArlos Agostinho, pela divulgação do nosso êxito.

António Agostinho disse...

Nada há agradecer.
Dentro da modéstia de um blogue como este, sempre que entenderem divulgar as v/ actividades, podem contar com o Outra Margem.
Mais uma vez parabéns pela vossa participação no mundial de França. E também, já agora, pelo título de Campeões do Mundo.
Mas, o título só foi possível pelo esforço e dedicação que dedicam à modalidade e, isso, para mim, permitam que o diga, foi, e é, o mais importante.
Só a partir desse esforço e dessa dedicação é que são possíveis êxitos como o alcançado por vocês.
Muitos parabéns e força...
Um abraço para todos...