terça-feira, 21 de julho de 2020

Na Figueira, nem os cães preocupam os eleitores, quanto mais as pessoas!..

Nem todos que se preocupam com o bem-estar animal (...e não têm qualquer problema em reagir a uma notícia como a da barbaridade que aconteceu no passado fim-de-semana com os animais de um canil clandestino), reagem da mesma forma activa e afirmativa a notícias do mesmo teor, se as notícias se referirem sobre decisões políticas com implicações graves no fuuro das pessoas. 


Atenção: não estou a desvalorizar o que aonteceu em S. Tirso. Só que na Figueira, as minhas preocupações com o "bem estar animal" são desnecessárias. Na Figueira, até os cães e os gatos vão viver melhor! A notícia está nas BEIRAS de 9 de Outubro de 2018
"Autarquia vai investir 500 mil euros em novo canil e gatil", pode ver-se numa chamada de primeira página do jornal AS BEIRAS.
Na página 9 pode ler-ser que, "inicialmente, foi indicada a Várzea de Tavarede, mas, neste momento, «o local ainda não está definido, ou seja, a autarquia ainda está a analisar opções».
A câmara garante, no entanto, que «não é intenção construir, num único ano, um megacentro de recolha animal, mas antes definir um terreno que, até ao final de 2018, possa começar a receber as infraestruturas básicas para funcionar e que tenha, também, capacidade para aí se poder adicionar boxes e espaços comuns para os animais que venham a estar sob custódia municipal»."
O vereador do «bem-estar animal» é o Miguel Pereira. Algo se terá entretanto passado, que desconheço, porque passados quase dois anos, nada.
Aliás: rectificando. 1 de julho de 2019, Carlos Monteiro, presidente da câmara.

«O novo canil/gatil municipal poderá ser construído junto ao campo de futebol do Bom Sucesso, no extremo norte do concelho, enquanto o centro de recolha de animais deverá ser instalado no complexo logístico da Câmara da Figueira da Foz, na Várzea de Tavarede, zona urbana. O actual canil, no horto municipal, tem capacidade para 16 animais e alberga cerca de 30, em jaulas exíguas. “Estamos a tratar de termos um canil municipal de alguma dimensão na zona do Bom Sucesso, num terreno que nos parece reunir as condições, e pretendemos construir o centro de recolha central junto ao quartel dos Bombeiros Municipais”, adiantou o presidente da câmara, Carlos Monteiro, ao DIÁRIO AS BEIRAS.  “Todos nós queremos que os animais sejam tratados com as melhores condições possíveis. E também queremos que o canil não interfira com a qualidade de vida das pessoas, nomeadamente, em termos de ruído”, defendeu Carlos Monteiro. 
Perguntado pelo DIÁRIO AS BEIRAS se concorda com a instalação do canil na freguesia, o presidente da Junta do Bom Sucesso, Carlos Batata, respondeu que “dependerá das contrapartidas”

Portanto, tratado que está o "bem estar animal" pela vereação executiva da câmara municipal da Figueira da Foz, perturba-me é dar conta que na Figueira, a maioria não reage sequer a notícias sobre animais e fica imperturbável  quando a notícia é sobre humanos. 
Alguém, está preocupado, se a câmara muncipal da Figueira da Foz tomar posse administrativa do Parque de Campismo Foz do Mondego, com o que vai acontecer aos trabalhadores que prestam serviço na estrutura, alguns há dezenas de anos?
Reagir a desgraças que acontecem com os animais, socialmente até é mais simpático: está-se em paz e harmonia com o BE e  não há o perigo de se estar a alinhar, nomeadamente,  com os comunistas...

Sem comentários: