sexta-feira, 24 de julho de 2020

OBRAS NA FIGUEIRA (viver aqui, litoral próspero de outros tempos, significa não ter tradição do exercício da cidadania, de lutas, muito menos manifestações. Aqui, registo um desfile de Abril. Quanto ao 1º de Maio: são sempre os mesmos, a reboque dos sindicalistas resistentes) 5

"A Baixa da nossa cidade faz jus à designação clássica do local, “Zona de uma povoação, geralmente de uma cidade, consirada central e onde de concentra geralmente a administração e o comércio.”. A nossa zona de comércio tem uma oferta variada e competitiva, mas de ano para ano, continua a perder clientes para as grandes superfícies comerciais. É fundamental reverter este caminho que começou no início deste milénio.
Baixa da Figueira precisa de se adaptar e seguir os bons exemplos que encontramos no estrangeiro, mas também no nosso país. Na segunda metade do século XX, as cidades foram sendo contruídas tendo em conta o crescente número de automóveis. Hoje, as Baixas devem ser pensadas para as pessoas, adaptadas e talhadas para os peões e bicicletas. Procurando criar espaços amplos e seguros para que todos se sintam em segurança. A Figueira possuí essas potencialidades, porém é fundamental preparar essa transição com soluções que garantam que ninguém fica para trás.
O investimento na mobilidade deve ser feito em simultaneamente com uma adaptação de uma baixa para peões. É fundamental criar carreiras de autocarros que sirvam a baixa da cidade e os bairros próximos, com o desígnio de garantir um acesso seguro e confortável das nossas populações, ao comércio tradicional. As “Figas” afiguram-se também como solução essencial para uma cidade moderna, multiplicar os postos de ancoragem na Baixa permitira aos Figueirenses fazer as suas compras de uma forma bastante cómoda e sustentável.
O rio deve também ser uma solução de futuro, devolver à cidade o acesso ao Rio, deverá ser um desígnio de longo prazo para a nossa Baixa. Hoje, vislumbramos uma situação em que quotidiano da baixa, está completamente alheio às virtudes que o Mondego pode trazer, tanto em termos de atratividade como em termos de embelezamento geral do espaço.
Para mim, a Baixa terá que aliar três vetores fundamentais, afastar os carros, garantir transportes e soluções de mobilidade com qualidade e regularidade e aproximar o Mondego das pessoas e do comércio."

Via Diário as Beiras

Sem comentários: