sábado, 25 de julho de 2020

A sociedade das "cunhas", "conhecimentos, "favores" e dos "jeitinhos"...


A Figueira sempre foi o que é: uma cidade mergulhada em hábitos de "patrocinios", "favores", "jeitinhos" e clientela das "cunhas" e dos “conhecimentos”.
O  mérito, a excepção à excepção que é a mediocridade, nunca foi valorizado. Muito menos a seridade, a postura e o trabalho. Pelo contrário: esses, são valores amesquinhados, desvalorizados e perseguidos pelos cartilheiros de serviço. 
Basta olhar para o espectro político local, no geral. Haverá um ou outra excepção, o que só serve para legitimar a regra.  
Veja-se o que está a acontecer com a preservação do património: alguém sabe quem é o político que tem a responsabilidade da preservação da cultura e do parimónio figueirense? 
É mais fácil mudar os políticos  do que mudar a realidade política e social.  
Só se consegue manter uma sociedade baseada nas "cunhas" e nos "conhecimentos",  quando essa mesma sociedade tem sobressaltos meramente hipócritas. 
A onda de indignação não pode fazer parte do esquema. Não pode fazer parte do mesmo atraso e ter a raíz e alimentar-se, na mesma massa das "cunhas", dos "favores" e dos "patrocínios".
Não há maneira de dar a volta a isto! Desde que me lembro, os políticos mal se apanham com algum poder, fazem o mesmo de sempre - abusam.
É só "cunhas" e favores aos amigos.
Esta merda está enraizada na sociedade figueirense... Pronto: "é assim, e não pode ser de outra maneira".

Sem comentários: