.

"Como todos sabem, há diversas modalidades de Estado. Os estados socialistas, os estados capitalistas e o estado a que chegámos" na Figueira.

segunda-feira, 13 de julho de 2020

Foz do Mondego, na voz de um trabalhador do parque

"Este Parque de Campismo, Foz do Mondego, nasceu há 32 anos"
Tal ficou a dever-se "por efeitos de um pedido da Câmara Municipal da Figueira da Foz à Federação Portuguesa de Campismo e Caravanismo (assim designada na altura) hoje, Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal , com o intuito de acabar com o campismo clandestino que proliferava na altura, na praia do Cabedelo".
Os efeitos positivos foram enormes. "Os campistas clandestinos não se foram embora e tornaram-se campistas legais no Cabedelo, satisfeitíssimos com a solução encontrada". Todavia, "não deveria ter sido essa, a pretensão da CMFF. (E desde essa altura, este Parque de Campismo foi votado ao desprezo). Daí até agora, a CMFF nunca ajudou em coisa nenhuma este Parque de Campismo. Pelo contrário. A FCMP quis sempre melhorar este Parque de Campismo e foi sempre travada com ameaças para o encerramento do Parque"
Aconteceu o previsto: "o Parque foi adquirindo este aspecto envelhecido". Surgiram, entretanto,  imprevistos. 
"Veio a tempestade Leslie, que quase destruiu o Parque na totalidade. Alguém viu a CMFF oferecer alguma ajuda?" 
Mais recentemente, "chegou o Covid 19. Houve alguma preocupação da CMFF?" 
Na gestão do dia a dia, "quando o Mar galga cá para fora, enche a estrada de areia e pedras, são as reclamações do passeantes do Cabedelo que forçam a intervenção da Câmara, as reclamações do Parque e seus campistas não são ouvidas
Ficamos com a triste sensação até, de que, esta CMFF é muito bairrista. Os que vêm de fora não são bem vindos esquecendo-se que são os que vêm de fora que trazem divisas.
Repare-se para os 4 postes para colocação de bandeiras à entrada do Parque. Desde o início falta a 4 bandeira, a da Câmara Municipal. Nunca nos venderam, muito menos ofereceram a bandeira. Porquê? Todos os Parques de Campismo da Federação têm a bandeira da respectiva Câmara Municipal hasteada. Todos os Parques da FCMP têm sido acarinhados e recebido ajuda da respectiva Câmara Municipal. Este não. Porquê? Será que este Parque está a dar prejuízo ao Município? Até para se obterem os mapas da cidade para serem distribuídos a nacionais e estrangeiros com o intuito de dar a conhecer a cidade da Figueira da Foz, sempre foi um problema difícil de resolver. Acreditam nisto?
Tirem as vossas próprias ilações."

Luís Raul Serrenho

Sem comentários: