domingo, 3 de fevereiro de 2019

A concessão é isenta de renda e tem um prazo de 50 anos

"A autarquia vai concessionar o complexo da piscina-mar a uma empresa hoteleira com forte implantação no Algarve e vocacionada para estágios desportivos.
Foram duas as propostas apresentadas no concurso público lançado em 2018 pela autarquia, tendo vencido aquela que mais garantias oferece para a reabilitação e exploração daquele imóvel municipal classificado. De acordo com a proposta do vencedor, o projecto original do arquitecto figueirense modernista Isaías Cardoso será reforçado, ao demolir os acrescentos e recuperar tectos originais. A empresa propõe ainda transformar a antiga estalagem numa unidade hoteleira de quatro estrelas, com cerca de 30 quartos, aproveitando os balneários exteriores, junto à piscina, para alojamento. O restaurante, com vistas para o mar, vai manter-se, assim como a piscina de água salgada. Pode parecer um pormenor, mas é um símbolo para os figueirenses mais velhos: vai ser instalada uma peça escultórica para fazer lembrar a antiga prancha da piscina. Para o rés-do-chão, a proposta vencedora prevê um centro de talassoterapia, com piscina interior, e quatro lojas comerciais com esplanada e entrada pela avenida oceânica.
As obras, que deverão arrancar este ano, têm um caderno de encargos que implica um investimento de 3,6 milhões de euros. A concessão, por seu lado, é isenta de renda e tem um prazo de 50 anos. O vencedor do concurso está obrigado a apresentar uma caução de 100 mil euros na autarquia. Caso os prazos e o contrato não sejam cumpridos, ficará sem aquele montante e sem a concessão.
“Finalmente, estamos a ver a luz ao fundo do túnel e estamos com muita expectativa em relação a este projecto. Há quase 20 anos que a câmara tem tentado, sem sucesso, encontrar uma solução para o edifício”, declarou a vereadora Ana Carvalho.
 “Esta proposta é muito favorável para município”, concluiu a autarca.
Via DIÁRIO AS BEIRA

Nota de rodapé.
1. Será que vai continuar a servir para "gratificar os trabalhadores camarários"?
2. Novo-riquismo é uma ideologia que existe.
No tempo que passa está pujante na Figueira.
Caracteriza-se pelo ódio a tudo quanto seja antigo.
Resolvido, ao que parece por 50 anos o problema desta piscina-mar, pode ser que o sonho do presidente José Esteves da construção de uma outra piscina mar em Buarcos esteja mais próximo...

 

Sem comentários: