quinta-feira, 9 de agosto de 2018

António Pedro Pita vai apresentar “Mantimentos para a Sobrevivência”, novo livro de António Augusto Menano

O livro “Mantimentos para a Sobrevivência”,  de autoria do artista plástico, poeta e escritor, António Menano, com edição da MinervaCoimbra, vai ser apresentado por António Pedro Pita, professor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, hoje, quinta-feira, às 18H30, na Biblioteca Municipal da Figueira da Foz. 
“Mantimentos para a Sobrevivência”  é constituído por dois ciclos de poemas inéditos: “Hospital” e “Alimentos e Percursos”. Nele, o itinerário iniciado (em livro) em 1961 ganha aprofundamento e concisão no interior do ambiente geral que sempre o caraterizou: a exploração intensiva das dimensões da temporalidade, tema-chave que tem vindo a ser declinado por vários modos ao longo destes mais de cinquenta anos. A pintura, com que se cruzou no decurso do seu itinerário poético, permitiu a Menano a figuração plástica dessas metamorfoses: o mundo como devir, alucinação, acaso, pesadelo, instante, memória, fuga.
António Augusto Menano nasceu em Coimbra, viveu em Macau durante alguns anos, tendo visitado grande parte dos países do Oriente. Reside actualmente na Figueira da Foz, onde passou a maior parte da sua vida. Frequentou a Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Esteve ligado à gestão, nomeadamente hospitalar, à vida política activa (foi vereador da Câmara Municipal da Figueira da Foz, entre 1982 e 1988). 
Foram-lhe atribuídos diversos prémios nacionais. António Menano dedica-se desde 1985 à pintura, tendo exposto em Portugal, Espanha, França, Estados Unidos e Macau. Foi distinguido com a Medalha de Prata Dourada da Cultura da Câmara Municipal da Figueira da Foz ( 2011 ) e a Medalha de Mérito da Cruz Vermelha.

Sem comentários: