domingo, 11 de novembro de 2018

De como o excelente António Salgueiro, presidente da junta de freguesia de S. Pedro quase deixa Outra Margem sem fala (quase...)


«Obras no 5.º molhe estarão concluídas até dia 31 de Dezembro»...
António Salgueiro, presidente da Junta de Freguesia de São Pedro, em declarações ao Foz ao Minuto.

Familiares de Menezes receberam quase dois milhões em offshore quando este era autarca

Que cheirinho a Brasil!.. 
"Ministério Público considera que dinheiro terá sido “vantagem indevida” dada ao então presidente da Câmara de Gaia, mas acaba por arquivar processo por falta de provas."

Via jornal Público

Ainda a " visita do Secretário de Estado das Florestas" à Serra da Boa Viagem

foto sacada daqui
Em comunicado, o PSD recorda que, "no Concelho da Figueira da Foz, na área de jurisdição do ICNF, a tempestade “Leslie” também afectou gravemente a Mata Nacional de Leirosa, a Costa de Lavos e S. Pedro, para não falar no incêndio de 2017, durante o qual ardeu grande parte da Mata Nacional de Quiaios e da Zona da envolvente à Lagoa da Vela."
Amanhã, segunda-feira, "a Câmara Municipal e o ICNF preparam-se para mais uma acção de mera Propaganda Política, não se percebendo para quê tanto aparato, quando o que vão anunciar é apenas o que é da sua competência - fazer a limpeza que se impõe!"

Para o PSD, "é tempo de dar respostas directas e concretas às seguintes questões:

1 - Para quando o Plano de Ordenamento Florestal da Serra da Boa Viagem e das Matas Nacionais?

2 - Para quando o início da intervenção de fundo na Serra da Boa Viagem? (Delimitação da área do ICNF, limpeza de espécies invasoras, novas plantações e respetivo ordenamento). É que, desde os incêndios de 1993 e de 2005, nada foi feito...

3 - Para quando a intervenção nas Matas Nacionais, na Leirosa, na Costa de Lavos e em S. Pedro?

4 - Para quando a Pavimentação da Estrada Florestal 1 (Quiaios - Praia da Tocha) e da Estrada das Lagoas?

5 - Para quando uma calendarização da reflorestação da Mata Nacional de Quiaios e zona envolvente da Lagoa da Vela, fustigada pelos incêndios de 2017? que já passou um ano!

6 - Para quando a resposta à pergunta de somente se anunciar a plantação de 32 mil pinheiros na Zona Oeste da Lagoa da Vela? E quando será essa plantação? Ou será que esse anúncio do ICNF e da Câmara Municipal, serve somente para camuflar a trapalhada da encenação dos pinheiros marítimos oriundos de França?"

A terminar este comunicado, o PSD recorda "que o Partido socialista Governa o concelho da Figueira há 9 anos, durante os quais só temos assistido a... promessas!"

Os ditadores com votos mas sem lei

"Os novos ditadores nascem dentro da democracia e têm votos. Muitos votos. Cumprem uma das condições democráticas essenciais: são eleitos e mandatários da soberania popular expressa pelo voto. Mas não são democráticos, porque lhes falta o segundo requisito fundamental da democracia: o primado da lei. E, dentro do primado da lei, o respeito pelos procedimentos democráticos, pelos direitos humanos, pelas garantias, pelas liberdades, pela liberdade." 



Em tempo.
Todo o ditador não suporta a diferença.

Alerta Costeiro no CAE

Exposição de Pedro Agostinho Cruz sobre a Erosão Costeira…
A exposição Alerta Costeiro vai estar disponível a partir do dia 12 deste mês e está integrada no Seminário Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas.
 

"Alerta Costeiro será sempre o meu coração na boca! O grito de ver a minha terra desaparecer e a tentativa de fazer algo pela mesma. É um trabalho perturbador de consciências. Espero que assim continue”, diz Pedro Agostinho Cruz, autor da fotografias que estarão em exposição dentro de alguns dias no CAE - Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz.
Depois de ser “exposição cancelada”, de ser jornal, ser missão reflorestação, ser objecto de estudo para os alunos da Universidade de Coimbra e Minho, ser discussão de política local, ser destaque a nível nacional e internacional, de andar pelas principais feiras de fotografia de Portugal e de estar no Museu Nacional da Imprensa, chegou a hora de Pedro Agostinho Cru expor o seu trabalho no CAE, a convite de Ana Carvalho, vereadora da Câmara Municipal da Figueira da Foz.
Alerta Costeiro visa ser um trabalho informativo, de foto documental que retrata a realidade costeira na freguesia de São Pedro de uma forma crua e sem rodeios (agora) entre 2014 e 2018.
Alerta Costeiro, convém ainda frisar, é obviamente um “work in progress”.
A não perder, a partir do dia 12, no CAE da Figueira.