sexta-feira, 12 de maio de 2023

O palácio de seis andares de Montenegro e a casa de Massamá

"Uma casa em Espinho com mais de 800 metros quadrados? Seis pisos? Quartos e quartos e quartos? A 100 metros da praia na zona mais cara de Espinho?
Como pagou, como aconteceu, se declarou ou não declarou, se existem ou não troca de favores com quem podia autorizar - tendo em conta que a moradia foi construída em Espinho, terra dos dois autarcas de quem tanto se falou. 
Mas a questão fundamental, apesar de importante, não é essa. A questão central é uma outra - que angustia e desvanece qualquer ilusão que se possa ter sobre a sua humilde condição. 
Escolho a palavra "humilde" em memória de Frank Underwood, personagem principal do extraordinário House of Cards. Numa conversa com Remy Danton, um lobista profissional, o político Underwood explicou-lhe a diferença entre os dois. "O que te interessa é o dinheiro, o poder do dinheiro. Por isso, nunca terás o único poder que me interessa a mim, o político. E como sabes o poder político é incomparável com o tão pouco que desejas". 
A tradução é livre e de memória. Mas o que o político ambicioso diz ao homem ambicioso está nos manuais. Quando se junta alguém que ambiciona dinheiro, ambiciona casas como aquela e ambiciona poder político, alguma coisa está mal. Aliás, bastar-nos-ia ver o exemplo de José Sócrates para o entender."

Para ler na íntegra este Postal do Dia escrito por Luís Osório, clicar aqui.

Sem comentários: