quarta-feira, 24 de maio de 2023

Atenção ao perigo: pare, escute e olhe....

Via Diário de Notícias

«Montenegro ameaça bloquear revisão constitucional
Líder do PSD garante que se não forem retiradas as "amarras ideológicas" da Constituição e se não se mudar o que é "importante" o PSD vai inviabilizar o processo de revisão constitucional. Montenegro acusa Costa de estar a levar o país para um "pântano". E o PSD? "Vamos estar no sítio certo, no momento certo para mudar Portugal, para ganhar as eleições e governar Portugal".
As palavras, mais duras, e muitas vezes já usadas por dirigentes socialistas noutras alturas, repetem-se a cada discurso. E desta vez naquele que é o "último reduto do PSD" depois da "grande adversidade nas últimas legislativas", Luís Montenegro, num discurso de meia hora, no encerramento das jornadas parlamentares social-democratas na Madeira, subiu o tom e a combatividade e ameaçou bloquear a revisão constitucional.»
Fim de citação

Politicamente falando, mesmo um nabo, como eu, não pode deixar de reparar no que Montenegro pretende:  um "golpe de estado constitucional".
Vamos à realidade. Cavaco Silva e Passos Coelho, os mentores de Montenegro, foram - e continuam a ser - bastante odiados. A simples menção dos seus nomes provoca irritação em franjas substanciais do eleitorado português.
Eu também não gosto deles. Por razões que não devem interessar a quem me está a ler, pois têm a ver com a minha vida.
Cavaco, em finais de 1993, mudou a minha vida e a minha profissão com a forma como tratou (melhor: destratou) os ajudantes de despachantes oficiais. Ainda por cima, lembram-se, foi o autor duma frase que detesto: "eu nunca me engano e raramente tenho dúvidas."
Cavaco, recorde-se, enquanto PM teve a maior injecção de fundos comunitários da história e apostou pessimamente: AE, investimento em betão e alcatrão, pouca (para não dizer nenhuma) fiscalização de dinheiro que vinha da CEE. 
Cavaco sempres e moveu (e continua...) por interesses partidários/eleitoralistas. 
Como PR, na minha opinião, foi péssimo. E a explicação é fácil e simples: a imagem dele esgotou-se, risco que Marcelo também começa a correr.
Depois, além da imagem que passava de um presidente amorfo, sem sensibilidade e sem se preocupar com a neutralidade presidencial, teve alguns episódios infelizes: tentou vetar o Prémio Nobel ao Saramago, por ser um livro que, na sua perspectiva, atenta a contra Deus. O episódio da reforma insuficiente, pouco depois de o governo ter cortado nas reformas... 
Aliás, a sua dificuldade de empatia com a população, explica a popularidade do ar novo trazido por Marcelo.

Sinceramente, penso que custa (pelo menos a mim) a compreender esta insistência em querer ter uma permanência na política, alguém que apesar de ter estado décadas na política activa, não se considerava um político mas apenas um  economista.
A não neutralidade, que não teve como PR, continua após sair do cargo, com comentários de como deveria ser feito o papel do governo.
Podemos registar que teve o azar de ser o presidente durante uma grande crise, com as maiores manifestações e os maiores casos de corrupção no tribunal. Mas, Cavaco tem um problema que afectou outros, como por exemplo Mário Soares: não soube quando e como sair da Política. Com uma agravante, no seu caso: senão me engano, foi o PR que terminou como o mais impopular de sempre no cargo. Ficou recordado, como o político que recusou uma pensão por serviços excepcionais a Salgueiro Maia e concedeu o mesmo tipo de pensão a 2 agentes da pide, da destruição da via férrea para iniciar a política do alcatrão, do desmantelamento da frota pesqueira, do buzinão da ponte 25 de Abril, após aumentar as portagens em 50%, com uma carga policial que resultou em vários feridos, ficando um paraplégico.

Passos Coelho, por seu lado, continua a ser uma sombra a perseguir Luís Montenegro, pois há quem considere que tem uma obra por acabar na política.
Vamos ver o que isto vai dar. Mas dele não tenho, também, boas recordações polóticas nem pessoais. Lixou-me a reforma...
Porém, até agora, tem sabido gerir as expectativas com o silêncio. Passos certamente não ignora, que quando ex-governantes se queixam do estado actual do nosso sistema democrático ou económico,  podem ser confrontados com o que fizeram quando governaram. 
A pergunta, a meu ver,  seria inúti e de resposta fácil e rápida: fizeram o que puderam ou souberam.
Sem querer ser pessimista nem eliminar a esperança num futuro melhor, se os que estiveram não souberam ou puderam, depois de já não terem hipóteses de estar, como diabo vão poder? 
Nem os que estão agora podem e, muito menos, sabem...

Sem comentários: