segunda-feira, 29 de maio de 2023

Mais uma "trapalhada"...

Professores e alunos chamados para exames em dias de feriado 

"Alunos e docentes terão de prestar provas nacionais em datas comemorativas nos seus municípios. 
A primeira sobreposição acontece no dia 7 de junho, em Oeiras, a data agendada para a Prova de Aferição de Matemática, do 8.º ano. 
Ministério justifica com regulamento.
Várias provas de aferição e exames nacionais vão realizar-se em dias de feriado municipal, de norte a sul do país. 
Ao que o DN soube, os diretores de agrupamentos de escolas dos municípios atingidos por esta sobreposição de calendário estão a ser questionados pela comunidade escolar, mas remetem responsabilidades para o Ministério da Educação (ME). 
Oeiras não é o único município que abrirá as portas das escolas em dia de feriado. A 16 de junho, data do Exame Nacional de Matemática do 9.º ano, Espinho e Olhão também terão de aplicar a prova em dia de festividades. 
Espinho comemora a data de elevação a cidade e Olhão, o dia de revolta contra os Franceses. Segue-se o Corvo, Açores e Ourém, a 20 de junho. Uma sobreposição com os exames de Geografia A e História da Cultura e das Artes. Ainda em junho, dia 22, as festividades serão interrompidas em Vila Pouca de Aguiar, para a realização do Exame Nacional de História A e Espanhol. O mesmo acontece a 28, no Barreiro, dia das provas de Matemática, MAC e Latim.
Em julho, com a realização da 2.ª fase dos exames nacionais, o cenário repete-se no dia 24, em Condeixa-a-Nova e Pedrógão Grande, com as provas de Matemática, MAC e Filosofia. Já no dia 25 (provas de Biologia, História, Geometria Descritiva, Desenho A), são seis os municípios afetados: Cantanhede, Celorico de Basto, Mira, Mondim de Basto, Ovar e Santiago do Cacém. Loures fecha a lista de municípios com um feriado "diferente" para alunos e professores, no dia 26 (provas de Inglês, Alemão, Espanhol, Francês, Italiano e Mandarim), data da comemoração da criação do concelho."

1 comentário:

Lérias disse...

No meu (nosso) tempo, +/_ 1970 também fiz prova para exame no dia de Sao Joao. Um ano foi a disciplina de Eletricidade e no seguinte a Fisica e Quimica.
Parece que estamos voltando ao "antigamente", infelizmente.