segunda-feira, 15 de maio de 2023

Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz: Armindo Bertão é o novo comandante

"«Total confiança». É assim que a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz recebe Armindo Bretão, o novo Comandante da corporação.
DB/Foto de Jot’Alves
Armindo Bertão vai desempenhar o cargo de comandante dos BVFF em regime de substituição, pelo menos, até às eleições para os órgãos sociais da associação humanitária, em dezembro próximo. O presidente da direção, Lídio Lopes, adiantou ao DIÁRIO AS BEIRAS que «já o convidou para ser comandante efetivo, caso vença as eleições. O dirigente está na liderança da direção há 25 anos».
Armindo Bertão entrou para os BVFF no ano 2000.

O ingresso de antigos comandantes no quadro de honra não é automático, é proposto pela entidade detentora do corpo de bombeiros e sujeito a despacho da ANEPC, que terá de atender ao cumprimento dos diversos requisitos legais, entre outros o tempo do exercido de funções de comando durante mais de 15 anos. Lídio Lopes avançou ao DIÁRIO AS BEIRAS «que a direção dos BVFF vai, nos próximos tempos, analisar o caso de Jody Rato.»

No discurso de despedida, Jody Rato realçou as qualidades do sucessor e seu antigo segundo comandante. «Não tenho dúvidas que [Armindo Bertão] vai continuar a fazer muito bem e cada vez melhor», afirmou. 
Na despedida, Jody Rato deixou ainda palavras de apreço aos elementos que comandou e ao antecessor João Moreira.

«Sempre tentei desempenhar as funções de forma correta e com espírito de equipa», destacou Armindo Bertão na sua intervenção. De seguida, manifestou «gratidão» pela sua nomeação e garantiu que está na liderança operacional com «tolerância, exigência e rigor»
Bruno Curado mantém-se no cargo de adjunto do comando. 
O presidente da direção dos BVFF, Lídio Lopes, não poupou nos elogios ao antigo e ao actual comandantes. Não obstante, realçou que só há 10 dias soube que Jody Rato iria integrar os quadros da ANEPC. «Compreendemos [a decisão], mas este desfecho não é do nosso agrado», «cada vez que a ANEPC» contrata operacionais dos bombeiros, estes «ficam mais pobres» e aquela «fica mais rica, sem nada ter feito», sublinhou Lídio Lopes, a propósito da contratação de Jody Rato pela referida autoridade."

Sem comentários: