quarta-feira, 24 de maio de 2023

Da série, verdadeiros artistas locais...

Recorde-se: em democracia, o PS esteve à frente dos destinos do nosso concelho 33 anos.
Em Setembro de 2021, o PS/Figueira, antes das últimas autárquicas, era a força hegemónica no concelho, com 6 vereadores executivos a tempo inteiro.
Nas últimas eleições autárquicas, perdeu a presidência da câmara por pouco mais de 600 votos. Nas 14 freguesias tem 11 presidências em 14 posssiveis. Tem maioria na Assembleia Municipal. 
Carlos Monteiro, Ana Carvalho, Nuno Gonçalves e Mafalda Azenha, os quatro primeiros nomes da lista do PS/Figueira, perante os resultados, deram corda aos sapatos e foram tratar das suas vidinhas, que era o que estavam a fazer na política figueirense, antes de lhes sair ao caminho um Santana Lopes, que apesar da tentativa de assassinato político da facção que mandava na altura no PSD/Figueira, foi ressuscitado pela maioria que votou em Setembro de 2021 no concelho da Figueira da Foz.
Passado este tempo, depois de Setembro de 2021, citando o Diário as Beiras de hoje.
"Na última reunião de câmara, o PS só conseguiu fazer-se representar por dois, entre quatro, vereadores, pelos suplentes João Gentil e Susana Pereira."
"Por sua vez, o único vereador do PSD, Ricardo Silva, chegou cerca de uma hora depois do início da sessão."
«Antes do início da reunião, Susana Pereira, transmitindo a posição do partido, disse a Santana Lopes que se este insistisse em manter na ordem de trabalhos a proposta sobre a delegação de competências da Câmara da Figueira da Foz no presidente os vereadores socialistas, ausentar-se-iam da sessão, deixando-a sem quórum, durante a respetiva votação. O executivo camarário está em minoria e o presidente acabou por ceder. “Foi uma ameaça e eu passei por cima dela, pela situação em que o país está, porque achei que não devia fazer mais um espetáculo triste, iguais aos que já acontecem no país”, disse Santana Lopes.»
Fim de citação.
Para ler melhor, clicar na imagem

Para perceber bem Portugal e o nosso concelho, temos de pensar nisto.
Um dos problemas de Portugal e do nosso concelho, é a enxúndia de quadros políticos que,  vindos das bases partidárias, se contentam com as migalhas do poder e a possiblidade de poderem distribuir tachos.
Outro, porventura mais grave, é o das elites: o modo como se formam, ascendem politicamente e tomam as rédeas do poder.
Porém, tanto a nível local como a nível nacional, o problema resume-se ao mesmo: faltam líderes com visão política, para definir objetivos e estratégias e, após isso, conseguir encontrar os recursos para cumprir esses objetivos e essas estratégias.
Na Figueira, o PS, após o 25 de Abril de 1974, com 33 anos de desempenho do poder executivo autárquico, é um exemplo disso mesmo.

Nota.
Se há coisa que aprendi com o meu velho Mestre José Martins, foi a fidelidade ao rigor e à precisão.
Nesses termos, tenho de fazer uma rectificação no texto acima.
Onde se lê, "em Setembro de 2021, o PS/Figueira, antes das últimas autárquicas, era a força hegemónica no concelho, com 6 vereadores executivos a tempo inteiro", devia estar 5 vereadores a tempo inteiro e um a meio tempo. No caso, como sabemos, o vereador Miguel Pereira, que apesar de ser um vereador executivo, nunca deixou de estar também na sua anterior actividade profissional, no caso director do Sindicato dos Bancários do Centro.
Embora isto seja apenas um pormenor que não altera em nada o teor do texto acima, de que só me apercebi posteriormente, fica o meu pedido de desculpas ao Miguel Pereira. 

Sem comentários: