quinta-feira, 11 de março de 2021

Para memória futura: "Maio é o “mês D” para a recarga da zona situada a sul do quinto molhe"....

Via Diário as Beiras.
José Pimenta Machado, vice-presidente da APA: "até maio, serão substituídos (ou reparados) os geocilindros danificados pelo mar instalados naquela mesma praia."
José Pimenta Machado garantiu também, "que todos os anos serão projetadas areias das dragas para aquele areal, a fim de minimizar os efeitos da erosão costeira. Se houver necessidade de fazer uma intervenção mais pequena, temos o nosso compromisso para a fazer. Não vamos falhar sobre isso".
A erosão costeira também atinge a Costa de Lavos e a Praia da Leirosa,  igualmente situadas na margem sul do concelho. 
José Pimenta Machado "considerou que as medidas de mitigação do avanço do mar naquelas zonas são uma prioridade da APA."
"Shot"só daqui a dois anos.
Entretanto, à margem daquela operação de emergência, estão a decorrer dois estudos. Um visa a transferência de três milhões de metros cúbicos, de norte para sul da barra, e o outro é para indicar uma solução permanente para atenuar o desequilíbrio sedimentar entre as duas margens. O estudo para o “shot” dos três milhões de metros cúbicos de areia, “o maior de Portugal”, ainda não está realizado. José Pimenta Machado apontou um horizonte de dois anos para o início da empreitada. Por sua vez, o outro estudo está a decorrer, prevendo-se que fique concluído até ao fim do corrente ano. 
O presidente da câmara e anfitrião do dirigente da APA, Carlos Monteiro, defendeu que “é urgente fazer-se” o “shot” de areias e encontrar uma solução para a erosão costeira. 
Entretanto, frisou que também está previsto o aprofundamento da barra e do canal do porto comercial."

 

Sem comentários: