terça-feira, 23 de março de 2021

Legislação para preservar o arvoredo urbano

Foto Ines Contis
Raquel Ferreira
, deputada do PS, no Diário as Beiras
"As árvores constituem um património natural valioso, têm um papel relevante na mitigação das alterações climáticas e contribuem para a transição energética e qualidade do ar. 
Neste âmbito, em nome do Grupo Parlamentar do Partido Socialista, defendi na reunião da Comissão do Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, a pertinência de legislar sobre o arvoredo urbano. 
Exige-se uma atuação de promoção de iniciativas que disseminem os espaços de lazer e de usufruto público, a recuperação e a criação de novas áreas verdes com funções especificas. A ideia da importância que se deve atribuir ao arvoredo e o seu papel na mitigação das alterações climáticas é reforçada no Plano de Recuperação e Resiliência, apresentado pelo Governo, que refere: “A agenda temática 3 está focada na transição climática e na sustentabilidade e uso efi ciente de recursos, promovendo a economia circular e respondendo ao desafi o da transição energética e à resiliência do território. Assumem-se, como objetivos para 2030 (….) e reduzir para metade a área ardida, de modo a aumentar a capacidade de sequestro do carbono (…).” 
Neste sentido, legislar acerca das boas práticas de gestão do arvoredo urbano é desígnio do Grupo Parlamentar do Partido Socialista."

Sem comentários: