quarta-feira, 1 de julho de 2020

Antigo quartel dos Bombeiros Municipais da Figueira da Foz (3)

"Fico sempre muito agradada quando se preservam edifícios antigos, marcas patrimoniais, construções com história. Este é o caso do antigo quartel dos Bombeiros Municipais, hoje Sapadores. Uma recuperação muito bem conseguida pelo que podemos constatar pelo seu exterior. A empreitada já sofreu aumento no seu orçamento inicial mas o que vemos é-nos agradável à vista.
Neste momento, será absolutamente extemporâneo cogitar que tipo de utilização dar ao recuperado edifício, agora numa fase de acabamentos. Isto porque a Câmara Municipal apresentou a intenção de vir a ali colocar os Arquivos Fotográfico e Fílmico, para mim uma ideia excelente para o espaço em questão. Pelo que julgo saber estes documentos estão em más condições de armazenamento, por falta de espaço suficiente para a sua ordenação no edifício da Museu e Biblioteca.
Será portanto muito adequado que possam ter um local condigno para o seu acolhimento. Se não tivesse havido esse anúncio por parte da Câmara Municipal, talvez a minha “proposta” apontasse um caminho diferente do agora conhecido. Mas no ponto em que estão as coisas, tal exercício parece-me completamente absurdo, dado que aplaudo o que ficou conhecido como sendo a futura utilização do antigo e bem bonito quartel.
A localização é também excelente, a mais ou menos meio caminho entre o edifício da Biblioteca e os Paços do Concelho. Posteriormente ao referido anúncio por parte da edilidade, ouvi que também viria a ser reservado espaço para coworking. Esta é uma solução a que “torço o nariz”. Não se me afigura prático nem coreal a mistura de coisas tão diferentes, uma, peças patrimoniais do município, outra, iniciativa privada num espaço público que deveria ser absolutamente dedicado.
O futuro virá dizer-nos se a intenção declarada pela Câmara se manterá ou não. Espero que não haja um volteface. Aí lamentaria não ter dado a minha opinião sobre eventuais utilizações do edifício e lamentaria continuarem os arquivos de imagem do concelho mal acondicionados, dificultando a sua consulta e não os protegendo nas melhores condições possíveis."
Via Diário as Beiras

Sem comentários: