quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Um motivo de vergonha: "contentores de lixo repletos dias a fio"...

A Figueira mostra uma imagem de terra sem higiene e limpeza. 
Muito difícil de compreender e aceitar num concelho que dizem ser turístico. 
Deram a recolha de lixo a uma empresa privada
Segundo um comunicado da autarquia figueirense de Janeiro do corrente ano, «o contrato de Recolha e Transporte de Resíduos Sólidos Urbanos, Lavagem e Manutenção de Contentores representa um investimento de 7,8 milhões de euros accrescidos de IVA e foi adjudicado à empresa Suma, na sequência de um concurso público internacional.
Segundo a nota e derivado das exigências técnicas do contrato, "está previsto na proposta vencedora a incorporação de uma frota de viaturas amigas do ambiente, com recurso a combustíveis menos poluentes, como gás natural comprimido (GNC), gás petróleo liquefeito (GPL), híbridas e eléctricas, de forma a diminuir as emissões de gases nocivos para a atmosfera, aliado à diminuição do ruído", informa a câmara da Figueira da Foz.
Ainda segundo a autarquia, o novo contrato prevê ainda a utilização de tecnologia ligada à gestão da frota de resíduos "que, em tempo real, comunica com uma plataforma electrónica toda a informação de análise de execução do serviço e fiscalização das actividades desenvolvidas pelo contratante"
Foto via O Palhetas

Tudo isto, citando O Palhetas, para termos "contentores dias a fio repletos, "obrigando" as pessoas a colocar o lixo no chão ou nos contentores errados, como acontece neste exemplo, na rua Calouste Gulbenkian, com a foto tirada esta noite a uma situação que se mantém desde a passada semana!".

1 comentário:

João Miguel Vaz disse...

Os contentores da imagem não são responsabilidade da CâmaraMunicipal. Seria mais útil questionar a autarquia sobre as taxas de reciclagem e políticas de prevenção.