sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

"Ajudem a partilhar esta vergonha, para ver se é desta que fazem alguma coisa!"

À ATENÇÃO DA FIGUEIRA DOMUS: se a habitação social, no concelho da Figueira da Foz, por falta de "obras de conservação nos fogos municipais", está em mau estado, bem como a "manutenção dos espaços exteriores dos bairros", deixa muito a desejar, fica a pergunta: para que serve a Figueira Domus, E.M.?


Via Pedro Rodrigues
"Vejo muita gente a querer mudar o mundo. Mas o mundo, o global, começa numa escala mais pequena, a um nível regional. Este caso, que me é próximo, é um exemplo da negligência do poder local, da falta de respeito pelo cidadão. É esta negligência (repito o termo com toda a pompa, não ligando à má prática da redundância, porque o caso assim o exige) que leva as pessoas ao desespero. Uma entidade responsável não pode agir desta forma. Os senhores engravatados da CMFF não podem ignorar os cidadãos que deviam proteger. Para que serve afinal a Figueira Domus? Que entidade é essa? O Leslie foi em Outubro de 2018. Faltou tempo? Vontade? Não podemos querer mudar o mundo, se nem a nossa casa conseguimos manter nos eixos."



Mais fotos e vídeos clicando aqui 

Via Susana Moreira
"Está é a casa em que a minha mãe vive com uma criança de 11 anos, uma habitação social que a instituição responsável é a Figueira Domus. Isto está assim desde a tempestade Leslie, ou seja, há mais de um ano!
A vistoria da Figueira Domus veio cá reconhecer a existência de várias anomalias (muitas mais das que apresenta nas fotografias) mas até à data ainda ninguém fez nada. Não sei a quem mais recorrer.
O tecto do quarto tem um buraco como se pode verificar, sendo que chove muito e as paredes já tem infiltrações. Na cozinha tinha um exaustor e com a chuva a cair por ali ardeu, sendo que a chuva continua a cair e temos de colocar um alguidar, como também podem verificar nas fotos. Passa-se o mesmo com o tecto/paredes da sala e restante casa, que está cheia de humidade e infiltrações.
Já marcamos reuniões com a devida instituição responsável, já enviamos cartas/ e-mails com fotografias e nada foi feito até agora.
Esta casa é um risco para a minha mãe e para o meu sobrinho, está cheia de humidade e o tecto do quarto pode cair a qualquer momento!
Tentamos contactar com a câmara municipal e nada foi feito, recorremos à deco como forma de auxílio e eles referiram para enviarmos cartas registadas e assim o fizemos e mais uma vez não tivemos resposta.
Mesmo com todas as tentativas, a figueira dommus conseguiu aumentar a renda da minha mãe de uma forma exorbitante, não sendo de todo correto. Como a minha mãe diz “se me arranjassem a casa ou me colocassem noutra, eu não me importava de pagar”, mas como podem verificar isto não faz sentido, nem está arranjada, nem lhe deram outra.
Hoje deu-se o temporal que toda a gente sabe e quando chegamos a casa, encontramo-la como podem ver nas fotografias e vídeos.
"

Sem comentários: