"De Alexandre Dumas, um dos maiores cronistas da história de França, dizem que o êxito dos seus livros se devia ao facto de serem publicados, capítulo a capítulo, num jornal. Conseguia assim o escritor tratar cada tema em capítulos com princípio meio e fi m, deixando o leitor à espera de novo capítulo. Nunca conseguiria tal feito, mas confesso que pela terceira vez a tentar concluir o que venho escrevendo desde há 3 semanas sobre a Figueira, me fez lembrar esta particularidade de tão ilustre escritor.
É que com 1400 carateres a tarefa torna-se árdua quando há tanto por dizer… mas tentando concluir estas crónicas, falei da cidade de comércio, da cidade de indústria, da cidade portuária e faltam então algumas notas da cidade de vocação turística, da cidade estival, da cidade hospitaleira que recebe bem quem a visita, quem permanece e até quem nela se estabelece. É sobre essa última que vos deixo uma pista e convido a fazer uma refl exão: ao abrir o Anuário do Turismo Português de 1965/66, existia uma Comissão Municipal de Turismo dirigida pelo Vereador Severo Biscaia, e sobre o número de hotéis da época verifi quei, excluindo Lisboa, que tínhamos 9 hotéis em funcionamento na Figueira, 8 no Porto e no Funchal, 6 em Coimbra, 2 em Leiria e 1 em Aveiro. E hoje quantos existem nessas cidades? E por cá? O que nos sucedeu? Recordando Joaquim Gil, a cegueira dos políticos locais continua, por isso autorizem mais supermercados … e são 5 horas na torre do relógio!"
"O Sonho - crónicas da cidade (conclusão)", por Isabel Maranha Cardoso, economista, via jornal AS BEIRAS.
António Agostinho, o autor deste blogue, em Abril de 1974 tinha 20 anos. Em Portugal havia guerra nas colónias, fome, bairros de lata, analfabetismo, pessoas descalças nas ruas, censura prévia na imprensa, nos livros, no teatro, no cinema, na música, presos políticos, tribunais plenários, direito de voto limitado. Havia medo. O ambiente na Cova e a Gala era bisonho, cinzento, deprimido e triste. Quase todas as mulheres vestiam de preto. O preto era a cor das suas vidas. Ilustração: Pedro Cruz
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