quarta-feira, 1 de novembro de 2017

O que torna a velhice melancólica é o desaparecimento não das nossas alegrias, mas das nossas esperanças...

Imagem sacada ao jornal AS BEIRAS

O 2.º Encontro da Rede Interinstitucional de Animação para Idosos da Zona Sul da Figueira da Foz realizou-se, ontem, no Centro de Artes e Espectáculos, subordinado ao tema “Práticas alternativas na intervenção com o idoso do século XXI”
O evento juntou cerca de 200 participantes de vários pontos do concelho e do país. 
Aquela rede propôs, no decorrer do encontro, a criação de uma comissão de protecção de idosos, à semelhança do que acontece com as crianças e os jovens. A proposta tem em conta a vulnerabilidade dos idosos, muitos deles vítimas de violência doméstica, abandonados ou negligenciados pela família e esquecidos pela sociedade. 
Em declarações ao jornal As Beiras, o vereador Nuno Gonçalves, que também participou no citado evento, revelou que a autarquia tem praticamente concluído o regulamento do Conselho Municipal Sénior. “Só falta o parecer final jurídico. Assim que ele existir, será anunciado a toda a rede (institucional do concelho), para o apreciar e dar os seus contributos”, adiantou ainda o autarca. 
Nuno Gonçalves, defendeu que a proposta da referida rede tem lugar na estrutura que a câmara está a criar. Aliás, acrescentou, o conselho para o idoso “é mais lato e abrange, também, a protecção”. E concluiu: “Vamos ouvir todas as propostas com uma base de trabalho sólida”
O Conselho Municipal Sénior tem ainda como objectivo estimular a interacção da população sénior com a restante comunidade.
José Eduardo Pinto da Costa foi um dos oradores do 2.º Encontro da Rede Interinstitucional de Animação para Idosos da Zona Sul da Figueira da Foz. 
O professor recomendou alegria para uma velhice com mais qualidade de vida. 
Em declarações aos jornalistas, Pinto da Costa defendeu que a terceira idade tem mais qualidade de vida se as situações quotidianas e extraordinárias forem abordadas com alegria. O especialista sustentou que está cientificamente comprovado que aquela atitude ajuda a obter uma taxa de probabilidades de sucesso muito mais elevada no combate a doenças graves como o cancro. No entanto, o académico admitiu que “não é fácil” manter-se alegre na velhice, “mas tem de ser tentado”. 
Caminhar e exercitar o cérebro são receitas prescritas por José Eduardo Pinto da Costa para uma vida mais alegre e, consequentemente, mais saudável. Aduziu, ainda, uma alimentação equilibrada e muito consumo de água. Ou seja, corpo são em mente sã. O resto, deve ser vivido com alegria.

Caminhadas, exercitar o cérebro e abordagem das situações com alegria!.. 
Parece que estou no caminho certo... 
E, depois, não há nada de errado com a velhice que a morte não resolva... 
Se nada de anormal acontecer, penso que estou, há muito, no bom caminho!..

1 comentário:

Anónimo disse...

Quem topou bem cedo esta dupla Nuno Cid e José Fernando foi o Sr. Presidente da Câmara de Montemor - Dr. Emilio Torrão que os pôs a andar de Montemor com gasolina no dito cujo. Ah pois é, se não o tem feito já estas serpentes tinham tomado conta do Castelo/Câmara. A Figueira é mesmo um albergue espanhol.