terça-feira, 4 de abril de 2017

Na política figueirense, nunca há Assembleia Municipal tão fraquinha que não possa piorar!..


A Assembleia Municipal da Figueira da Foz reuniu-se ontem, em sessão extraordinária, por iniciativa da oposição.
PSD, CDS/ PP, CDU e BE, formaram uma "geringonça local" pontual e tentaram que a maioria absoluta socialista discutisse publicamente a revisão do Plano Director Municipal (PDM).
Diga-se, desde já, que tal não foi conseguido. É verdade que foram apresentadas propostas por social-democratas e comunistas. Mas, o que marcou a sessão extraordinária de ontem da AM, foram alguns  momentos de grande crispação política, chegando-se ao ponto da bancada "Somos Figueira" ameaçar abandonar os trabalhos.
A presidência da mesa da AM também deixou muito a desejar. A CDU acusou a mesa da assembleia de não ter preparado devidamente a condução da sessão. 
Foi uma sessão azarada para todos os que lá estivémos, em especial para o presidente Ataíde: quando tentava saír do lugar onde se encontrava, a bancada destinada ao executivo, deu uma queda aparatosa. 
Na altura, estava no uso da palavra a deputada Silvina Queiroz. A sessão foi interrompida, cerca de um quarto de hora. Felizmente, apesar da espetacularidade e do aparato do trambolhão do presidente Ataíde, o autarca não sofreu ferimentos, a não ser, ao que deu para perceber, num joelho. 
No mais, pouco há a dizer. No essencial, a oposição reclamou mais debate público. Os socialistas, defenderam que a sessão não se justificava, uma vez que o prazo de discussão pública, de 30 dias úteis, só ontem se iniciou. 
A oposição, sublinhou  que a revisão do PDM deve ser amplamente debatida pela população. A melhor intervenção da tarde pertenceu ao "velho comunista laranja", Nelson Fernandes, que voltou pontualmente à AM para mostrar que quem sabe nunca esquece.  Dissertou sobre o documento de forma conhecedora e  pormenorizada, demonstrando que tinha feito o trabalho de casa. 
Já o PSD, por sua vez, teve outra postura. A certa altura o líder da bancada social democrata, Pereira da Costa, disse que não estava ali para debater o documento, mas sim para defender a necessidade dele ser debatido junto dos figueirenses. “Nós não queremos que nos expliquem o PDM, nós queremos que o expliquem aos munícipes. Pedimos esta assembleia para alertar as pessoas sobre o que se está a passar”.
Em defesa desta revisão falou João Ataíde. Mostrou-se disponível para participar em sessões de esclarecimento públicas, mas rejeitou que a oposição lhe imponha uma agenda. E deixou o grande argumento:.
“Este documento vai resolver a vida a muita gente; a centenas, a milhares”. 
No final, a maioria absoluta socialista "chumbou" as três propostas apresentadas pela oposição: duas do PSD e uma da CDU.
Nota de rodapé.
"Nunca mais, nesta assembleia, ninguém terá roda livre para falar!" 
José Duarte, presidente da mesa da Assembleia Municipal da Figueira da Foz.
"Estou envergonhada com o serviço que estamos a prestar à população da Figueira da Foz, porque ainda não fizemos nada nesta Assembleia".
Mafalda Azenha, secretára da mesa da Assembleia Municipal da Figueira da Foz.

A degradação da classe política figueirense, a mediocratização das elites e o abandalhamento dos diversos poderes, são factos indesmentíveis na Figueira nos últimos 40 anos.
Contudo, o pior é que a saúde mental, moral, cultural, cívica e social, do chamado povo, também anda de rastos. Isso, de todo, não permite alimentar o optimismo e a esperança de renovação na política figueirense.
O homem comum que eu sou, o homem da rua que eu sou, o homem que eu sou no dia a dia, corre o risco de se tornar incivilizado, amoral, inculto, boçal. 
O homem comum que eu sou, o homem da rua que eu sou, o homem que eu sou no dia a dia, corre o risco de perder o ideal, o projecto e o sentido para a vida em comunidade. 
O homem comum que eu sou, o homem da rua que eu sou, o homem que eu sou no dia a dia, porém, tem de resistir, tem de se recusar a apostar tudo no efémero e não promover o cultivo do superficial, ir pelo mais fácil, destacar o mais vistoso e explorar o sensacionalismo. 
Eu sei que quem luta, nem sempre ganha. Mas quem não luta já perdeu tudo.

Conheci há muitos anos (já sou velho..) grandes jornalistas, em Lisboa e na Figueira. Tive grande proximidade com alguns. 
Falámos de tudo, sobretudo do jornalismo. 
Lembro-me de me terem dito que estava a aproximar-se o tempo em que não interessava propriamente a notícia, mas antes o empolgamento que o jornalista conseguia transmitir. 
Se um presidente de câmara, por exemplo, der uma queda aparatosa no decorrer de uma sessão pública, o interessante não era a queda e as eventuais consequências nefastas, mas o modo como o jornal conseguia fazer chegar isso aos leitores. 
O que interessava aprofundar era a  exploração da situação da vítima... 
Sem isso os jornais não se vendem... 
Nos dias que correm, isto é o pão nosso de cada dia. Nos jornais e nas televisões. Basta abrir um jornal, ligar um telejornal, logo se encontra o senscionalismo, a focagem do acessório, o empolgamento dos factos, os títulos que nada têm a dizer com o texto desenvolvido no interior. 
O presidente da câmara da Figueira, na sua imensa sabedoria, diria que são as regras do mercado. 
O leitor mudou. Foi educado para comprar a demagogia. 
Como sabemos, na sociedade figueirense, para se ser ouvido por muitos, a regra básica é não incomodar ninguém... 
Isso, acabou por nivelar tudo por baixo. Isto é, chegámos ao nível inferior do sensacionalismo na política, como ficou ontem demonstrado no decorrer da AM. 
Lembrem-se os nossos detractores que, hoje, por aqui está a ser o dia do bloguismo vocacionado para a paz. 

Sem comentários: