quarta-feira, 12 de abril de 2017

"Grupos de cidadãos"...

... uma crónica de Daniel Santos, engenheiro civil, hoje no jornal AS BEIRAS.
"Afinal o que é um independente? 
De acordo com o dicionário, é aquele que não está filiado num partido político. 
O mesmo dicionário também lhe atribui o significado de autónomo, que revela independência, livre. Livre! Foi o facto de cada vez mais independentes se arriscarem, em nome de valores e princípios, a proporem-se conduzir os destinos das suas terras que levou Maria Antónia Almeida do ISCTE a elaborar um estudo sobre “Grupos de Cidadãos nas autarquias (GCE): contributo para a prática da cidadania e para a qualidade da democracia?” 
E que concluiu o estudo? Pois que, quando há listas de independentes, reduz-se a abstenção e aumenta a transparência. E ainda, que, desde 2001, primeiro ano em que concorreram independentes, até às eleições de 2013, o número de eleitos aumentou de 31 para 112. Até 2009, dos 16 presidentes de Câmara eleitos nestas condições, 12 tinham “percurso partidário prévio”, ou sejam, deixaram de se rever no comportamento do grupo de que provinham. Só os cidadãos amorfos e completamente desinformados são independentes de valores e princípios. 
A independência dos cidadãos em relação aos partidos tem a ver com o comportamento destes e os independentes não são, como concluiu na Figueira a secretária-geral adjunta do Partido Socialista, “o maior atentado à democracia e à cidadania, porque o único objetivo que os move é enfraquecer os partidos.” 
Não seria melhor corrigir o que se passa dentro da sua casa?"

Nota de rodapé.
"Este gosto de reparar..."

Sem comentários: