terça-feira, 22 de setembro de 2015

A guerra está aberta entre a Figueira e o Turismo do Centro de Portugal

O presidente da Câmara manifestou-se ontem, no decorrer da reunião camarária, desiludido com a forma como a Turismo Centro de Portugal trata o concelho da Figueira da Foz. 
“Tenho muita razão de queixa pela forma como esta região de turismo tem tratado a Figueira da Foz. Mas, a dada altura, estava com esperança que a Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra (CIM-RC) pudesse lançar o seu próprio projecto”... 
Existe um plano municipal de turismo, em parceria com a Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz, que se encontra em fase de conclusão, informou o presidente. Por outro lado, o líder do executivo camarário recordou o “projecto ambicioso” candidatado pela CIM-RC, a que também preside, mas que a entidade de gestão dos fundos europeus rejeitou sustentando que cabe à TCP a promoção turística do Centro de Portugal.
“Se não conseguirmos ultrapassar esta barreira da entidade de turismo, teremos de partir para a promoção própria”, admitiu João Ataíde. Para o efeito, poderá vir a utilizar verbas das contrapartidas da zona de jogo (casino). Na oportunidade,  reconheceu que “há coisas que têm de melhorar, em relação à oferta” turística da Figueira da Foz. O autarca socialista respondeu desta forma ao vereador do PSD, João Armando Gonçalves, sobre a relação da Figueira  com a ERTC e o seu grau de autonomia face a esta entidade regional. 
João Armando Gonçalves, por sua vez,  sublinhou: “na promoção da região Centro como destino turístico, a Figueira da Foz desapareceu do mapa”. A cidade, “enquanto entidade autónoma, não existe”, afirmou também o autarca da oposição, que aproveitou a oportunidade para fazer ainda reparos à “insuficiente informação turística” sobre a oferta local. 
Contactado pelo jornal AS BEIRAS, Pedro Machado, presidente da TCP, acentuou que a “ Turismo do Centro recebeu, em 2015, os dois maiores prémios nacionais de turismo, fruto do seu trabalho, planeamento, comunicação, imagem, valorização do território e promoção dos produtos e marcas turísticas. Esta é a resposta que deixo ao presidente da câmara e ao vereador do PSD”.  
Pedro Machado aproveitou este contacto do jornal AS BEIRAS para acrescentar que está “sempre disponível para trabalhar com todos os municípios, em particular com aqueles que valorizam o trabalho em rede, a promoção conjunta, o apoio aos empresários, em detrimento de projectos individuais”. 
E, a terminar, disse: “A TCP esteve associada aos maiores eventos que se realizaram este ano na Figueira da Foz".

Sem comentários: