quarta-feira, 21 de maio de 2008

PODER ABSOLUTO

Poder é poder: o povo vota esmagadoramente neste poder, é porque quer ser dominado, até ao tutano, por este poder que tudo controla.
Quem assim não pensa, por estes lados, sujeita-se a ser insultado, ameaçado e ainda, de vir a “levar no focinho.”
Isto, passa-se em são Pedro, freguesia urbana, pertencente ao concelho da Figueira da Foz, distrito de Coimbra, Portugal Continental.
Ainda não chegámos à Madeira, mas quase ...(Vivemos, desde a década de 80, um novo período de sufocação, que se manifesta em vários sectores: desemprego, emigração, esvaziamento ideológico e ausência da política, economia, justiça, cultura, educação. Há, hoje, dificuldade em escolher o que se julga ser o lado certo onde se deve estar. E essa dificuldade serve de pretexto para as mais vis renúncias, e de condescendência para com sórdidas traições.Inculcaram-nos a ideia de que Portugal é inviável e de que somos um povo de madraços. Como já poucos lêem o que deve ser lido, a afirmação fez fé. Mas não corresponde à verdade. Recomendo aos meus dilectos alguns autores antagonistas da absurda tese: Vitorino de Magalhães Godinho, José Mattoso, Luís de Albuquerque, António Borges Coelho e, até, António José Saraiva. Todos interpelam o País, criticam-no porque o amam, e ensinam-nos que o passado altera-se de todas as vezes que o lemos e interrogamos.O lado certo está, creio-o bem, quando recusamos a indiferença e não admitimos a resignação.)


Sem comentários: