quarta-feira, 18 de outubro de 2006

A montanha pariu (mais) um rato!..


Chama-se “Figueira 21”, custa dois euros e é uma nova publicação mensal em formato de revista.
Generalista, a “Figueira 21” veio à luz do dia com uma edição de 50 páginas.
Depois de a ter lido cheguei às seguintes conclusões:

1 . Não me surpreendeu. Era exactamente o que esperava dos que a dirigem. Não me desiludiu, pela simples razão que não tive ilusões ou expectativas sobre a obra, depois de conhecer alguns dos seus promotores.

2. É cara. O seu conteúdo não merece 2 euros. Onde é que estão os trabalhos de investigação, o jornalismo “combativo”, ou o tema forte, que “agarre” as pessoas?

3. A montanha pariu (mais) um rato. Portanto, não a vou comprar mais. A avaliar pelo número 1, do meu ponto de vista, não vem acrescentar nada ao panorama jornalístico figueirense.

21 comentários:

Anónimo disse...

Pois, pois. E logo a começar pela capa. Coisa atinada. Uma foto de uma avenida e um parque de estacionamento. Só aqui.
Mas também, vá lá que variam um bocado, já que por o Forte em tudo ja´é um exagero. se ainda pusessem umas fotos de umas banhistas boas o pessoal até era capaz de comprar. Pediram algum subsídio?

Anónimo disse...

É um projecto sem futuro porque tem falta de qualidade e mostra-se incapaz de inovar. O grafismo é pavoroso e o conteúdo cheira a comida requentada, sem graça nenhuma!

Anónimo disse...

Mais um? " 2 euros"? enrriqueçam a custa dos banhistas man!!! Isto é um exagero!!! A Playboy só custa 1.5 euros e deve ser mais intressante!!! Ate o " fala Barato" , Que é feito por uma malta porreira!! CH...S!!!

Anónimo disse...

Caro Agostinho:
Não acha o Sr, que quem tem o rabo preso, como o Sr, não devia ter mais respeito, ou dar o beneficio da duvida a quem esta a trabalhar.
Ou será que ainda anda por aí recentimentos de uma tal linha do Oeste, que sendo de um tal senhor que hoje você não sabe criticar.

Anónimo disse...

Pelo primeiro número também fiquei com a impressão que é fraquinha e não vem acrescentar nada de novo. Como diz o outro "é mais do mesmo".

Anónimo disse...

O Ramelas terá lido a revista?

Anónimo disse...

Tá a ver, tá a ver, Dr. Agostinho?
Atirou pedras ao telhado do vizinho, apanhou logo com uma em cima. Estas coisas sõ assim, um perigo.
Deixava estar a rapaziada sossegada e pronto.
Por falar em pedras, já não vejo o cabeça de calhau há uns dias.
Aparece, ó cabeça de faneca!

Anónimo disse...

Sossego (tó) da lota?
tu, que és um provocador nato?
O que se tá a passar contigo?
Mudaste?

Anónimo disse...

Será que não se pode ter uma opinião Sr Tó da Lota? Se toda a gente gostasse de amarelo, o que seriam das outras cores...
O Sr. é um verdadeiro democrata, tá-se a ver...

Anónimo disse...

O Signatário desta missiva responde a, Sr,Agostinho, Castelo de Areia,Bakunine e outro e a um outro que não tem nome de macho(Alex).
Porquê tanto ódio a quem lança uma revista que só vai no numero 1?
Não pode haver o beneficio da duvida?
Os senhores acima referenciados fazem melhor? Então força, têem todo o meu apoio para vos ajudar, agora virem com rectórias de comunistas, que estão sempre contra tudo, não vejo que seja o mais correcto.
Faço aqui um desafio, juntem-se e cosinhem um jornal uma revista, que tudo se arranja.
tenho a certeza que histórias têem muitas para contar, mesmo daquelas dos comunistas cor de laranja....
é que se elas não sairem o que há mais são blogs que as publiquem...
Histórias de sindicalistas, de armas,de bufos,de ameaças e de tantas e tantas coisas que se calhar outros blogs terão entreçados em saber.
Acho que só não é justo, como o vosso passado politico, na Figueira( cada um à sua maneira)não tem muito para contar de bom...
Nota: não li a revista,Mas fui convidado para o seu lançamento e vi lá gento do vosso(?)partido, gente digna.

Anónimo disse...

Estava eu aqui no sossego, até deu gosto ver o meu Iselindo voltar lá do outro mundo pra boltar a dizer o que tem a dizer e prontes sobre as pescas. Mas agora falo eu que a Ti hortênsia dá-lhe para ler umas revistas nas horas vagas...esta por acaso...seria por acaso...hei-de preguntar às semnhoras da limpeza...estava aqui nas nossa casinha de banho para a gente ler enquanto...bem vamos ao que me interessa...é que eu ainda sou do tempo em que o jornalismo ( mas isto que estou a ver é jornalismo?) Bem deve zer parece uma revista bem como estou na casinha escuso de dizer de que! Num é!!! Adeus senhores da revista bão ber se eu estou ali...ao fundo....Oh! Hortêrcia que cabeça a tua...puxa o autoclismo!

Anónimo disse...

Ai ti hortensia do iselindo, contenha-se mulher. Olhe que o castelo de barro tá bravo de fulo... Veja lá se também quer apanhar na tarraqueta, olhe que o home é terríbel... e depois com todas as nossa doenças...
O Sr,Agostinho, Castelo de Areia,Bakunine e outro e a um outro que não tem nome de macho(Alex) já apanharam...
olhe que o home é macho à moda antiga...
Bebe dois copos de tinto e dá porrada na mulher...
Cuide-se mulher..eu por mim fico caladinha que nem uma rata...

Anónimo disse...

Ola.
será que o castelo de barro é o tal que não lê, não liga, não actua, pelo que os jornais, blogs, televisão, rádio, diz, mas tem um medo danado da comunicação social?
Ola´,ola. ola, será mesmo?.....
Ui,ui, que perigo.................

Anónimo disse...

ó "Bacalhauzinho" estavas com saudades minhas? Só sabes criticar e falar mal, n esperava outra coisa de ti!!! Eu ja te disse que gosto mais do rabo de bacalhau, e estou sempre a sonhar que tu és esse bacalhauzinho Tózinho!!! au au au !!!au au !!!Mas fico supreendido contigo , és uma pessoa muito bem informada,pesca, jornais,mas a tua melhor é a malcriadisse, todas as pessoas são burras e tu és o unico........ calhorda!!!! Quero ser presidente da junta!!Quero ser presidente da junta!!Quero ser presidente da junta!!TICHAU GOSTOSO BACALHAUZINHO!!!

Anónimo disse...

atão não querem lá ber...olhe qa gente arragaça as mangas e bamos nos a eles que é u instante ! Então já não se pode criticar que fica logo tudo ofendido! Eu inté gostei de oubir aqui a D.Gertudres a ler em voz de altifalente a entrebista do Sr. Dr. Melo, que diz muitas coisas muitas coisas mesmo ca gente importante debia tumar em consideração. É que nós somos velhotes mas não somos trapos. Agora não entendi foi a inguagem daquela senhora que era jurnalista e que agoar já não é! Ela diz que foi à fonte e ósdepois o cantaro partiu-se é? Ai as minhas cruzes ai ai ai ai

Anónimo disse...

Ai ai ti hortensia do isellindo

vocemece é pouco fresca é....
As melhoras das cruzes

Anónimo disse...

Mas agora o exercício da crítica tem que ser condicionado ? Essa é que não, senhor castelo de barro!
A sua amada revista é boa? Tem o direito de achar e de fundamentar a sua réplica, o que ainda não fez.
Na nossa terra houve bons exemplos de jornalismo de qualidade que foram sobrevivendo até que o garrote económico do poder dominante os silenciou. Desde a "Voz da Justiça" do mestre José Ribeiro, ao "Mar Alto"-1ª série, do "Barca Nova" dos primeiros anos até à "Linha do Oeste" fase inicial, que assim foi. Eram bem escritos, acutilantes, com tentiva de inovação e grafismo moderno nas suas épocas. Encontra algo na tal nova revista???

Anónimo disse...

Alto e pára oh baile então e o PALHINHAS? Esse é que atirava barro às paredes e ósdepois ficavam todos a rir-se...Isso é que era o Palhinhas... que deus tem, era uma marabilha! Num dizia nadinha só tosquiava no pessoal é cumu alguns que agora gostam de tosquiar a inteligencia das gentes e saiem daqui tosquiados "de todo" que aqui a ti hortência também usa linguagem fina ó pois claro!

Anónimo disse...

Vamos ser claros:
O Sr. (PB)e o Srs acima referenciados agora o Sr. Agostinho, quer ser Também tia Hortênsia e também martinha, só dizem bem, da primeira fase do Barca Nova,da primeira fase da Linha do Oeste, então só quando vocês lá estavam é que os jornais eram bons?
Como é que Jornaleiros de tanto prestigio não escrevem em la do nenhum, a não ser no Zás Trás e neste blog que tem como objectivo traçado o assassinato publico e poilitico do presidente da ju7nta de São Pedro.
Pois aos três divirtam-se em quanto é tempo.

Anónimo disse...

Concedo que o "Palhinhas" tem um lugar único na História da imprensa figueirense. Lembrou bem a espertalhona da Ti Hortênsia do Isolindo...

ANTÓNIO AGOSTINHO disse...

Ao castelo de barro:

O sr. ou é mentiroso, ou anda mal informado:

1- Barca Nova: não fui fundador, entrei uns meses depois. Estive lá até ao fim.

2- Linha do Oeste: no arranque da publicação, fui convidado para chefe de redacção, mas, na altura, por razões profissionais não pude aceitar. Logo que me foi possível, participei com todo o gosto, com uma coluna de opinião (Crónica Marginal). Estive lá até ao fim.

3- Este blogue é para servir e divulgar a minha Terra. A nossa razão de existir é a defesa dos interesses da Freguesia de S. Pedro.

O resto do seu comentário são calúnias, que não me aquecem nem me arrefecem...... Portanto, não esclareço, nem comento