quinta-feira, 12 de outubro de 2006

Já é mais que tempo!..

Cavaco Silva, Presidente da República, apelou recentemente a todos os portugueses para que se empenhem na luta contra a corrupção e na moralização da vida pública. Na oportunidade, o primeiro magistrado da Nação, sublinhou que esta é uma tarefa que cabe "em primeira linha" aos políticos.
Os autarcas foram os especiais visados.
O Presidente da República quis chamar a atenção "de uma forma particularmente incisiva" dos responsáveis pelo Poder Local para o papel que têm a desempenhar no combate à corrupção e degradação da qualidade da democracia
A corrupção, como todos sabemos, «tem um potencial corrosivo para a qualidade da democracia, que não pode ser menosprezado»,
«A transparência da vida pública deve começar precisamente onde o poder do Estado se encontra mais próximo dos cidadãos», isto é, nas autarquias locais. As autarquias são, segundo o seu estatuto legal, « formas de organização descentralizadoras de organização democrática do Estado» e visam «a prossecução dos interesses próprios das populações», aplicando, para tal, receitas provenientes dos impostos recolhidos pelo Poder Central.
O problema é que, por vezes, a concentração de poderes no autarca, aliados a um défice de uma fiscalização eficaz, tem dado origem a uma série de desvios dos objectivos autárquicos, muitas vezes através de modos de exercício corrupto do poder, com apropriação ilícita de valores, participação económica ilegal em negócio, e em estritos actos de corrupção.
È que, quase todos o sabemos, mas não o temos em conta no momento de votar, “sem mentir, os políticos não ganham eleições, por regra. As excepções confirmam a regra. Sem serem voluntariamente enganados, os eleitores não votam em ninguém."

Ainda Cavaco Silva e o seu discurso de 5 de Outubro passado: "é tempo de nos tornarmos mais exigentes perante a democracia que temos. É tempo de nos preocuparmos com a qualidade da nossa democracia".
É tempo, não!.. Já é mais que tempo!..

11 comentários:

Anónimo disse...

Quem falou nos moços de recados das autarquias foi o “nosso” Cavaco no seu discurso do 5 de Outubro.
Lembra-se mister roger milla, ou lá como se chama. Foi só há meia dúzia de dias.

Anónimo disse...

A corrupção no futebol e bastante falada, mas... na política... nem por isso. De vez em quando lá vem uma notícia !... Valentim, Fátima, Isaltino... Mas isso é só pra ingles ver...
Dá alguma coisa?...
Pelos vistos, deu publicidade..... foram todos eleitos. Ganda democracia esta.
Viva o povo! ,,,,,,,,,,,,,,,,,
Co,preende mister roger milla, ou lá como se chama!....

Anónimo disse...

Tá quieto Tareco!
Agora arranjaram-me um cão pra passear acompnhada!
Vá lá não corras atrás do gato! Ta xogadinho enquanto eu falo aqui com estas pessoas!!!
Onde? o raio do Tareco faz cada pergunta! Aqui cão! num bês?
Primeiro ponto um:acho muita piada só se lembrarem dos autarcas agora? Será que o ano passado ou há binte anos atrás não habia autarquicos? num debia haber não senhora!! Portanto sem autárquicos não habia autarcia! Pois claru! ...bem passemos à frente que hoje vim da aula de aérobica pra terceira indade e istou toda partidinha! dois pontos...ah isto não era pra escreber? apaga-se! já esta! Ora ora uma trarefa que cabe aos politicos? munto bem achu muito bem que eu tenho muito respeito pelo meu Iselindo que Deus Tem era cá um politicu o Hóme? atão não me convenceu que era meu dono? vejam lá isso num se faz a uma sinhora quanto mais à Hortensia! Onde é que eu ia? Ai Hortênsia meteste em cada uma! Corrupção com potencial corrossivo? Isso é perigoso? è corruptivo? rima cum eruptivo? Ai Hortênsia que tens que boltar prá iscola! Isto é uma biolação? Acode-me Tareco...ufa ufa...Morde Tareco! afinfa-lhe os dentes que deixei a dentadura no copo em casa da minha prima! Acode-me Tareco! Morde...

Anónimo disse...

Estava a ver que o meu amigo da lota não dizia nada de jeito! Parabens meu rabinhozinho de bacalhau !!!!A corrupção no nosso Pais resulta, como o Sr. Lota disse e muito bem, o Valentim Loureiro, a Fátima Felgueiras e o Isaltino morais se bem se lembram ganharam com maioria... Só no nosso Pais.Mas a culpa é do povo, que continua a votar neles! Por exemplo a nossa junta , o povo continua a votar naquele que promete, e promete e continua a prometer e nada faz de jeito!!rotundas esta o povo farto, onde esta a piscina ,o ginodesportivo, um transporte da junta, Onde??? Politicos?? agora o sr. Rogger milla foi um bom jogador de futebol, mas possivelmente n falava assim, tem atino e escreve como deve ser !

Marco MR disse...

Que existe muito rendimento minimo mal atribuido por esse pais e um facto.

Anónimo disse...

Como um tipo destes consegue tirar o lrite aos cães?.....Já a mamar por tudo que é sitio.

Anónimo disse...

ó Pietra, hoje não te digo nada, porque eu ainda nada disse. Esse tó da lota não sou eu. É um clone. Quando sou eu, nota-se alguma diferença.
Ao Blogueiro, digo o mesmo.
Passem bem, boa tarde e bom fim-de-semana.

Marco MR disse...

Não sabia que causava tanto odio nos anonimos.LOLOLO
Sera q este ilustre anonimo mama no rendimento minimo???Quanto ao que me acusa de mamar, eu se fosse colaborador do site sentirme-ia ofendido tambem. Afinal temos o mesmo cargo. Certo?
E junto envio um copy aqui deste blog, bem do cantinho direito.

"Se estiver a pensar insultar ou difamar pessoas ou grupos, para prejudicar a utilização leal deste espaço, informamos que é tempo perdido."

Anónimo disse...

Já me enganaste Tozinho!!!!Eu a pensar que que tinhas tomado atino!!! Bom fim de semana para ti tambem meu Bacalhauzinho!!AU au au!! Assim n tem muita piada com clones!! Um abraço aos bloguistas , Agostinho e Mantorras!!!

Anónimo disse...

para 13\10\2006--2o:28
mas quem falou que era p`ra você?
Tem calma pá, era para o rogeer.

Marco MR disse...

Qual a relacao de roger com animais?