sábado, 4 de julho de 2020

Há Homens assim: "bons e generosos"

António Filipe (um homem visível e discreto)

Via Luis Osório
"1.
Na passada semana, numa comissão parlamentar, um dos deputados pediu que fosse assinalado o aniversário de João Cotrim de Figueiredo, líder da Iniciativa Liberal. O conjunto dos deputados presentes na sala aplaudiu.
O político que lembrou o aniversário chama-se António Filipe, é comunista e um dos deputados que ficará certamente para a história do parlamentarismo português.

2.
António Filipe, doutorado em Direito Constitucional numa universidade holandesa, é um senhor – como sempre me habituei a ouvir. Mas um senhor que é firme na defesa das posições do Partido Comunista.
É absolutamente discreto, mas não deixa de surgir e de dar o corpo às balas.
É um diplomata e respeitado por todas as bancadas. Mas toda a gente sabe que nele a civilidade não se confunde com amiguismo ou necessidade de ser amado.
É um homem de pontes e um comunicador em quem se confia, mas nele não existe ponta de vaidade ou excesso de protagonismo.

3.
Não é nada fácil fazer que ele faz, ocupar o lugar que ele ocupa.
Ele é visível e discreto.
Ele é elogiado sem dar nenhuma importância aos elogios.
Ele fala como se tivesse todo o tempo do mundo, mesmo que apenas tenha dois minutos.
Ele tem poder pessoal, mas o poder em que acredita é coletivo.
Ele tem carisma, mas quando o dia termina desaparece para a vida que lhe importa, junto da família ou do seu partido.

4.
Há muito que procurava um pretexto para lhe escrever um postal.
Poderia ter tido pretextos mais fortes, mas esta semana, com o episódio de Cotrim de Figueiredo, António Filipe foi o de sempre, um homem bom e generoso para os outros sem deixar de ser comunista em todas as facetas que definem um comunista."

Sem comentários: