terça-feira, 14 de janeiro de 2020

Os condicionalismos da pesca da lampreia, os problemas da marina, os jacintos-de-água e as lições do senhor presidente Monteiro...(2)


"Os jacintos acumulados no Mondego, na zona de Montemor-o-Velho, estão a ser libertados, para serem arrastados, pela água, até à foz. Por sua vez, a administração portuária colocou uma manga de retenção, para minimizar a quantidade da erva aquática na marina. A primeira invasão de jacintos-de-água deste ano, que bloqueou o porto de recreio, era proveniente do Foja. A operação, que está a ser realizada em articulação com a Câmara da Figueira da Foz, Agência Portuguesa do Ambiente, pescadores de lampreia e administração portuária, prolonga-se até amanhã. O “maior número possível de jacintos” que está a ser retirado chegará “em grande abundância” à foz do Mondego, adiantou ontem aos jornalistas o presidente da autarquia, Carlos Monteiro. Com aquela operação, Carlos Monteiro espera que os pescadores “possam continuar com a apanha da lampreia”. Os jacintos, defendeu, “em vez de estarem constantemente a descer o rio, foram libertados, o máximo possível, para a pesca ser feita com mais normalidade”. Ao certo, ninguém sabe a quantidade daquele tipo de erva aquática acumulada no Mondego e seus afluentes, entre Montemor-o-Velho e a Figueira da Foz. 
CIM prepara resposta à praga 
Os jacintos são uma praga que está a afectar as actividades económicas no rio e no estuário. O autarca figueirense, contudo, espera que “este ano seja a última situação de crise como está a acontecer”. Isto porque, indicou, a Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra lançou um concurso para reduzir o impacto das espécies infestantes. A candidatura a fundos europeus, no valor de cerca de 600 mil euros, destina-se a reduzir e controlar os jacintos e as acácias, e inclui a compra de uma ceifeira anfíbia. O processo está a ser acompanhado pela Universidade de Coimbra. “Depois, vamos perceber o destino a dar aos jacintos”, concluiu Carlos Monteiro."

Nota:
Uma foto de hoje da Marina da Figueira, via Olímpia Paixão.

Sem comentários: