sábado, 6 de janeiro de 2018

Morraceira...

Bélgica e Holanda movimentaram parte da fronteira que as separa há 170 anos. O passar do tempo criou duas penínsulas inabitadas sem jurisdição. O processo decorreu pacificamente.

Nota de rodapé.
(...observem com alguma atenção a delimitação dos limites geográficos da freguesia de S. Pedro na zona da Morraceira!..)

Agora, quando já é tudo socialista, porque é que não se define, definitivamente, se a Morraceira é de Vila Verde,  de Lavos ou de S. Pedro?
Esta, é uma questão antiga e sobre a qual já foi dita tanta coisa...
Por exemplo, em 29 de Setembro 2004, na Assembleia Municipal realizada nesse dia, JOSÉ FIGUEIRAS, então PRESIDENTE DA JUNTA DE LAVOS (PSD-PPD), a dado passo, disse: “Devem recordar-se com certeza, que a Freguesia de Lavos, antes da formação da Freguesia de São Pedro, porque as povoações da Cova e Gala, pertenciam à freguesia de Lavos, cujo limite da freguesia era no esteiro designado, “esteiro dos ossos”, a seguir á fábrica de vidros da Morraceira. A partir daí, entrava a freguesia de São Julião, tanto assim que, na formação da freguesia de São Pedro, só estiveram incluídas a freguesia de São Julião e a Freguesia de Lavos, porque para a formação de uma freguesia nova, tem que haver reuniões de executivos de junta, nos locais onde eram retirados terrenos, para a nova freguesia e a Freguesia de Vila Verde não esteve presente, ou seja, estamos neste momento a dizer que está ilegal a formação da freguesia de São Pedro." 

Isto, foi dito no órgão político mais representativo do concelho da Figueira da Foz e não teve consequências.

Sem comentários: