quarta-feira, 3 de junho de 2015

Era para começar amanhã...

Hoje, no DIÁRIO AS BEIRAS, Carlos Baptista, presidente da Associação da Malta do Viso, esclarece as razões que levaram ao cancelamento do evento.
Tudo deverá ter começado com o desaparecimento de uma ferramenta eléctrica e um  tampo de mesa. 
Estes dois episódios originaram um clima de desconfiança. Segundo Carlos Baptista, o gestor terá levantado suspeitas sobre um sócio da Malta do Viso que também tinha a chave do espaço.
“Miguel Amaral disse que metia tudo na rua”“Tudo”, implicava, também, a Malta do Viso, que tinha a sede no Coliseu. Carlos Baptista afiança que não contou nada aos restantes membros da direcção, “para não incendiar os ânimos”, a cerca de uma semana da festa da sardinha. 
Entretanto, abriu um e-mail enviado por Miguel Amaral com o regulamento para a utilização da praça de touros pela Malta do Viso, que a associação considerou hostil. Esta foi a gota que fez transbordar o copo. 
Na sequência do e-mail, assevera Baptista, “a decisão de cancelar a Festa da Sardinha foi tomada por unanimidade”
E não havia margem para tréguas, evitando, deste modo, cancelar a festa? - pergunta o jornalista.
“Não admitimos que nos queiram pôr a pata em cima. É uma questão de dignidade e verticalidade. Não havia condições para ultrapassar o ambiente que se criou”, respondeu o dirigente da Malta da Viso, afirmando que Miguel Amaral foi a primeira pessoa a ter conhecimento da decisão. 
Os prejuízos ascendem a 1.500 euros. Mas nem tudo está perdido, porque a quermesse deverá realizar-se na Feira das Freguesias, com as receitas a reverterem para instituições sociais do concelho. Entretanto, a Malta do Viso já se retirou do coliseu e, este ano, o seu tradicional convívio de 15 de agosto será realizado “num local a anunciar oportunamente”.
Miguel Amaral, abordado pelo DIÁRIO AS BEIRAS disse que “o coliseu não tem mais nada a dizer”, remetendo para o comunicado da administração do Coliseu Figueirense:“foi com grande surpresa que tomou conhecimento da decisão da Associação Malta do Viso, a quatro dias do início da Festa da Sardinha, através de informação por esta dirigida à comunicação social”Sem pormenorizar, informa ainda que “é exactamente devido ao bom relacionamento que sempre foi mantido” entre as duas partes que “tem sido possível assegurar a continuidade da realização desse grande evento figueirense, não obstante o facto de surgirem algumas tentativas, vindas do exterior, de quebrar a tradição”A terminar,  lamentou “profundamente” a decisão, “face ao grave prejuízo que tal medida provoca na cidade e na região”, e disponibiliza o espaço para o regresso do evento.

2 comentários:

Anónimo disse...

Ninguém acredita que a malta do viso se tenha retirado da festa sem uma forte razão.

Rui Monteiro disse...

Completamente de acordo.
Tudo continua nebuloso.
O cheiro a sardinha incomoda.
A resposta do sr dr Amaral e associados nada esclarece.
A Figueira continua a ser falada por maus motivos.