domingo, 5 de outubro de 2014

..."o senhor Beja e outros pentelhos."

"Isto vem a propósito de um pentelho que se propôs (cheio de eufemismos, como um genuíno figueirinhas) insultar-me sem o fazer: o desinfeliz (que diz chamar-se Rui Beja e se supõe uma espécie de porta-voz oficioso da Câmara Municipal) “presume” que eu sou “profundamente ignorante” porque “não quer crer” que “haja má-fé” no teor deste cartoon, que me foi suscitado por esta notícia, e que editei no blog do meu amigo Agostinho.
.
Ora quanto a fé, batatas – não fui agraciado com qualquer delas; nem boa, nem má, nem assim-assim – e receio que não haja nada a fazer.
Já quanto a ignorância, fui apanhado, reconheço-o - há, de facto, demasiadas coisas que ignoro. Contudo, sei que nada sei, e isto tem-me permitido aprender, tomar conhecimento, entender uma data de outras coisas intangíveis a lambe-cus como o senhor Beja. Por exemplo esta: a democracia é (ou devia ser) o governo através da discussão. Ora uma sessão de esclarecimento não é o mesmo que uma discussão pública  – uma é verticalde cima pra baixo; outra é horizontal, uma coisa entre iguais – na primeira, o consenso é o triunfo de quem dá as respostas (em geral já prontas); no segundo o consenso é a satisfação das aspirações, ou da simples curiosidade, de quem faz as perguntas, ou seja, a democracia.
.
Outra das coisas que me tem permitido o reconhecimento da minha ignorância (e que visivelmente também não está ao alcance do senhor Beja) é o entendimento da função do humor em sociedade: a mim desopila-me o fígado e permite-me comentar a iniquidade do mundo com um olhar distanciado e uma certa urbanidade; isto é, sem ceder a arroubos mais primários, como o insulto soez ou a bomba. Mas igualmente sem eufemismos. Eu mato a cobra e mostro o pau."

Fernando Campos, via o sítio dos desenhos

4 comentários:

Anónimo disse...

O chamado cagalhão engravatado com cheiro a faroeste.

Rui Beja disse...

Tendo em conta o elevado nível intelectual da resposta, sobretudo da educada e erudita linguagem utilizada, que muito me comoveu - atrevo-me a pensar que o texto deveria, até, ser lido às criancinhas nas escolas primárias -, registo, com agrado, que o autor do cartoon assumiu a sua ignorância quanto à matéria em questão; felicito-o, então, pela altíssima abertura de espírito demonstrada; O meu bem haja!

ANTÓNIO AGOSTINHO disse...

Temos a bosta do novo acordo ortográfico...
E, agora, temos este texto do Fernando Campos sem legendas para o Beja!..

Anónimo disse...

“36 sessões públicas de esclarecimento em todas as freguesias do concelho”
Que seja do meu conhecimento, e até hoje não faltei a nenhuma reunião de Assembleia de Freguesia, nada foi discutido ou entregue qualquer documento para discussão.
Já agora em Ferreira a Nova quando foi a sessão de esclarecimento?