quinta-feira, 23 de outubro de 2014

A gente que somos...

Como é natural, as conversas desconcertantes sobre as eleições do passado domingo na Aldeia continuam...
Os partidos já emitiram as suas opiniões sobre os resultados, conforme tomaram conhecimento através deste espaço...

Entretanto, passaram 4 dias e tenho ainda algumas dificuldades em compreender o modo de pensar da maioria dos poucos covagalenses que se dignaram ir votar nas intercalares do passado domingo.
Há muito que deixei de ferver em pouca água. Limito-me, por isso, nos locais públicos que frequento na Aldeia, a ouvir mais do que falar.
Toda a gente diz muita coisa, sobretudo dá palpites - que os políticos são péssimos, que são todos o mesmo, que a sua preocupação com o povo português é conversa fiada...
Mas, quando alguém aborda a questão da eventual substituição desta gente, que se anda a perpetuar no poder há mais de 40 anos, por outra gente, rapidamente vê a gente que somos.

É fácil colocar quase todos a concordar no seguinte: a falta de qualidade desta gente.
As dúvidas surgem, porém, logo a seguir: mas, se não forem eles, quem colocamos lá?..
Os covagalenses, tal como presumo os portugueses do resto do País, gostavam de mudar, mas a vontade de mudar depressa se transforma em receio.
Daí ao conformismo, é apenas um pequeno passo...
No passado domingo, confrontada com a responsabilidade de escolher uma alternativa, a gente que gosta de dar palpites, preferiu encontrar razões para não mudar nada e manter tudo como dantes...
É este o bom e velho espírito de covagalense e português!

Na segunda-feira, na Figueira, fui confrontado por Amigos com os resultados em S. Pedro, no dia anterior.
Argumentei com o óbvio: lembrei que a porcaria de governo que temos não surgiu por obra e graça do Espírito Santo (bom, também deve ter ajudado...), que fomos nós, o povo, quem escolheu esta gente que nos governa.
Portanto, a responsabilidade é nossa...
E, como a Aldeia também é Portugal, ninguém acreditava na possibilidade de deitar tudo fora e começar de novo – a começar pelo PS, que, com esta gente, já sabe o que o espera...

Sem comentários: