quarta-feira, 8 de novembro de 2017

"Rui Duarte - A Queda dum Anjo?!"

"A Queda dum Anjo", narrativa de Camilo Castelo Branco, publicada em 1865, não pode ser mais actual. 
Camilo é um escritor de ruínas e contaminações,  mas, para além disso, é um escritor entre dois mundos. 
O livro traça, alegoricamente, o percurso da contaminação do Portugal antigo por modas politicas, sociais e culturais a partir de uma personagem. 
Calisto Elói, é a representação da reserva da sabedoria moral e dos bons costumes, figura conservadora que o faz ser eleito deputado. Este deputado de província, era uma esperança de mudança num Parlamento como palco fechado e circular de disputas pessoais que os próprios discursos políticos geram, em vez de tentarem conhecer e resolver os verdadeiros problemas nacionais. 
Ao longo desta narrativa camiliana, a contaminação da personagem e os indícios da queda expressam-se exteriormente através da primeira visita a um alfaiate  lisboeta, impulsionada pela intenção de impressionar...
É o primeiro passo de um percurso que culminará na transformação de um anjo, num homem "subordinado ao alvitre do alfaite, cheio de meneios, posturas e jeitos a quem o descostume restituíra o aprumo da espinha dorsal"...
A sua própria  mulher não o reconhecerá. 
Assistimos a uma metamorfose moral, dos princípios dos bons costumes,  e a uma queda irreversível, não apenas do "anjo", mas, também da esperança da mudança.
Camilo mistura a sátira com a tragédia da inutilidade dos ideais, do absurdo e incoerência de todas as coisas, configurando uma paródia sorridente, mas, também, o desespero dos seus próprios dramas, que afinal, também são mais do que nunca, os nossos dramas de hoje.
Perante aquilo que acabamos de assistir na politica figueirense, é caso para dizer: 
- Não havia necessidade de levarem o rapaz ao alfaite, mas não descansaram enquanto ele  não vestiu o "fato politico" de acordo com o corte dos "alfaites" figueirenses, da actual loja maçónica - Fernandes Thomas, liderada pelo "estilista" José Fernando...  
É óbvio que o "anjo" não sai impune, nem isento de culpas de tudo isto. 
Perdeu definitivamente as asas e com elas a sua liberdade politica, por sua livre escolha. 
Rui Duarte, está definitivamente  "subordinado ao alvitre do alfaite"
A sua ilusória ascensão, não é mais do que a sua queda politica e, com ela, a desilusão de muitos, que depositaram em Rui Duarte, a esperança de uma lufada de ar fresco dos políticos da Figueira, que também é da Foz.

Nota de rodapé: 
Para quem gosta de viver de sentimentos, de estados de espírito, de sorrisos, enfim de coisas simples, há sempre algo que o limita. 
Ou é a  consciência (o interior) ou é o que o cerca (o exterior)...
Esses, só assim conseguem viver... 
Isto, sem esquecer, contudo, que o instinto de prevaricação espreita sempre.
Porém, "mais vale morrer de pé, do que viver ajoelhado toda a vida".


Um conteúdo produzido pela  ANC-CARALHETE NEWS

15 comentários:

CeterisParibus disse...

Mesmo não sendo já "cliente" do Zuckerberg, tenho memória de algumas "postas" de alguns "postadores", uns a quem o tempo encarregou de dar toda a razão, e outros a quem o mesmo desvelou a mentira em toda a sua magnitude. O que o tempo não dá a estes últimos, é um saco de vergonha. Tudo bons rapazes.

Anónimo disse...

Já não há políticos verdadeiros que queiram o bem da polis...

Restam os boys politiqueiros e interesseiros...

Anónimo disse...

Diziam que era muito puro. Puro só os charutos cubanos e de preferência daqueles que o Miguel Almeida compra em Cuba. Ficou provado que ele queria era o graveto do ordenado do presidente Esteves, por isso fez o circo todo com os ribeirinhos e o seu rebanho gastronómico de ingénuos figurantes politicos. Ora agora chove mais três mil da Domus, e ainda vai chover mais, porque o celeiro da camara está cheio de milho. A câmara da Figueira tornou-se numa enorme manjedoura. Camilo vai buscar a pistola, está tudo cego como tu e a Figueira a saque e ninguém quer ver.

Anónimo disse...

A Câmara da Figueira tornou-se num verdadeiro estábulo...numa lógica de submissão serviçal com laivos de feudalismo...

Anónimo disse...

"Em Portugal não há ciência de governar nem há ciência de organizar oposição. Falta igualmente a aptidão, e o engenho, e o bom senso, e a moralidade, nestes dois factos que constituem o movimento político das nações.
A ciência de governar é neste país uma habilidade, uma rotina de acaso, diversamente influenciada pela paixão, pela inveja, pela intriga, pela vaidade, pela frivolidade e pelo interesse.
A política é uma arma, em todos os pontos revolta pelas vontades contraditórias; ali dominam as más paixões; ali luta-se pela avidez do ganho ou pelo gozo da vaidade; ali há a postergação dos princípios e o desprezo dos sentimentos; ali há a abdicação de tudo o que o homem tem na alma de nobre, de generoso, de grande, de racional e de justo; em volta daquela arena enxameiam os aventureiros inteligentes, os grandes vaidosos, os especuladores ásperos; há a tristeza e a miséria; dentro há a corrupção, o patrono, o privilégio. A refrega é dura; combate-se, atraiçoa-se, brada-se, foge-se, destrói-se, corrompe-se. Todos os desperdícios, todas as violências, todas as indignidades se entrechocam ali com dor e com raiva.
À escalada sobem todos os homens inteligentes, nervosos, ambiciosos (...) todos querem penetrar na arena, ambiciosos dos espectáculos cortesãos, ávidos de consideração e de dinheiro, insaciáveis dos gozos da vaidade."
Eça de Queiroz, in Distrito de Évora (1867) - PORTUGAL DE 1867 A 2017. Viahttp://outramargem-visor.blogspot.pt/2013/11/portugal-de-1867-2013.html

Martinha Lacerda

Anónimo disse...

As suas ultimas publicações tornam publico o que já de percebia há muito.
O tal “alfaite” já tinha explicado o rumo (e com grande convicção).
O pudor não é nenhum (com o apoio dos votantes).
A capacidade de denúncia política é zero.
O PSD está morto.
Logo depois de eleições - e já antes de forma mais ou menos discreta - os “abraços” aos amigos socialistas eram muitos. Amigos de longa data como alguns fazem questão de referir e que também ilustra em outro post.
Só quando se perpectivar alguma mudança politica é que vão ver o que se passou (como é habitual).
Talvez tenham uma surpresa………….
Quanto ao resto não perca mais tempo. É tudo uma questão de preço.

ANTÓNIO AGOSTINHO disse...

Interessam-me os pormenores, pois são eles que fazem a diferença, quando olhamos o concelho no seu conjunto... Tenho verdadeiro prazer em olhar, reparar, ver e em notar aquilo que pode passar despercebido... É mesmo um gozo permanente. Depois, com a idade que tenho, já poucas coisas me preocupam. Como dizia Woody Allen, "Deus morreu, Nietszche morreu e eu não gozo de lá muito boa saúde."

Anónimo disse...

Shame on you...Mr. Rui Duarte!

Anónimo disse...

Isto é mais uma prova que o PS cada vez manda menos na camara.
Ou seja manda zero.

Anónimo disse...


Caros amigos: está na hora de o povo se revoltar contra esta democracia de merda que só serve para engordar meia dúzia de porcos que se dizem xuxas...(não envergonhem o Partido Socialista!).

Anónimo disse...

“Interessam-me os pormenores, pois são eles que fazem a diferença, quando olhamos o concelho no seu conjunto... Tenho verdadeiro prazer em olhar, reparar, ver e em notar aquilo que pode passar despercebido... “
Também eu. Mas o gozo ainda é superado, em muito, pelo desprezo que tenho por esta forma de estar e que contamina o pouco ambiente político existente.
Se isto fosse feito numa associação o problema era dos sócios. Num concelho atrasado é trágico.
Cumprimentos,

Anónimo disse...

O AnC caralhete news pode também chamar se ANC João Paredes news?

ANTÓNIO AGOSTINHO disse...

Poder podia, mas não era a mesma coisa...

Anónimo disse...

deviam perguntar ao Ruizinho Duarte o que andou a fazer em reuniões secretas com o candidato tenrinho, será que levava e trazia informações privilegiadas para o seu futuro tacho?

Anónimo disse...

Boa sorte , era das poucas pessoas capazes na junta buarquense .