sábado, 29 de janeiro de 2022

O que é ser pobre?

O meu avô foi pescador. 
Não assentava tijolos, mas construiu uma casa. 
O meu pai foi pescador. Não assentou tijolos. Construiu uma casa. 
Eu não fui pescador. Nem assentei tijolos. Não construí nenhuma casa. 
Comprei uma casa. 

O que é um pobre? 
Quem não tem dinheiro para ter casa, comprar comida, medicamentos e roupa. 
O meu avô era pobre. 
O meu pai foi pobre. 
Vocês acham que eu sou pobre?
 
Tive a felicidade de viver num Portugal diferente. 
Vivi num País que me permitiu pagar ao banco uma casa e um carro. 
E proporcionar uma licenciatura à minha filha.
 
No tempo do meu avô e do meu pai era muita coisa. 
Mesmo para ricos. Coitados. Mesmo para ricos! 
Temos mais do que razão para dizer mal do governo. 
Pudera! Com todos esses despautérios do rendimento mínimo! 
Não sou pobre. 
Tenho dinheiro para ter uma casa, comer, comprar medicamentos e roupa. 
Considero-me humilde.
Vivo é num Portugal de pobres de espírito...
Por vezes, sinto que vivo no meio da miséria.

Sem comentários: