quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

Legislativas 2022: estamos na ponta final e continua a incerteza...

Falta um dia para a campanha eleitoral chegar ao fim. 
Em plena nova vaga de pandemia, com cada vez mais portugueses a testar positivo à covid-19, a fase final das legislativas de 2022 ficou marcada por episódios invulgares, como o protagonismo dos animais de estimação, em vez da séria reflexão sobre o conteúdos dos programas, diálogo construtivo sobre propostas para os problemas dos cidadãos (trabalho com condições,  impostos e SNS).

Segundo Rui Rio, António Costa está na iminência de perder as eleições. Estranha afirmação, vinda de alguém que anda há anos a desvalorizar e a gozar com as sondagens, que são, literalmente, o único indicador de que dispôs para chegar a uma conclusão destas. Ou será que, quando lhe são favoráveis, se tornam credíveis?

Rio estava a fazer uma campanha inteligente. O clima entre o PS e os ex-parceiros da "geringonça", facilitou-lhe a vida.
Entretanto, as sondagens começaram a encurtar a distância entre PS e PSD, com o PSD a ultrapassar o PS em algumas. O que fez Rui Rio? Esqueceu-se da estratégia que o levou até ali, encheu-se de ar e até se apresentou como vencedor antecipado.

Para quem é tão experiente nestas andanças, o líder do PSD devia saber que o excesso de confiança para efeitos de show-off  tem um enorme potencial para dar barraca. Mas o cheiro a poder enebria, de tal forma que até Luís Montenegro apareceu ao lado de Rio em campanha. 

É o que temos: Rio não mudou continua o que sempre foi para quem o conhece nos bastidoresCosta, acabou a tornar a valorizar a importância da negociação e esqueceu o sonho da maioria absoluta. Rio, nesta ponta final da campanha ainda vai buscar a humildade e esquecer que já tinha as eleições no papo.
Quem ousaria pensar que, Costa e Rio, dois políticos tão experientes, poderiam ser tão ingénuos?

A poucos dias das eleições, ninguém sabe quem vai ganhar.
Chegámos aqui com responsabilidades repartidas entre as várias esquerdas. Sobretudo do PS, que recusou um acordo de legislatura em 2019, passou o tempo a convergir preferencialmente com o PSD e pelas fracas concessões que estava disposto a fazer à sua esquerda em 2022 (leis laborais, ordenado mínimo, SNS).
Progósticos só no fim. 
Perante todos os cenários, eleitorais e pós-eleitorais, depois de domingo, neste momento, o que se vislumbra é  mesmo a incerteza.

Sem comentários: