domingo, 25 de abril de 2021

Amanhã entramos no ano dezasseis!..




OUTRA MARGEM, é um blogue que começou a ser publicado no dia 
25 de Abril de 2006
O responsável acredita que as coisas ganham vida própria quando lhes acrescentamos palavras. Nunca prometeu nada. Não ignora que existem ideologias. Porém, sabe que resultam mal quando são aplicadas em estado puro. Importante, é cada um de nós: a pessoa.

Andamos a postar todos os dias. Mesmo em anos em que não há eleições. Quinze anos! Sinceramente, nunca pensei que isto durasse tanto. 
Há mais de 260 anos, David Hume, ao abordar a problemática da obediência civil, chegou à conclusão que o governo de uma nação se baseia no controlo da opinião pública, princípio que abarca todos os governos, as ditaduras civis, as ditaduras militares, os nepotismos e, até, as democracias. 
Na prática, de acordo com a gestão das democracias ocidentais, a população pode ser “espectadora”, mas não “participante”, salvo quando de longe em longe coloca o voto na urna no acto eleitoral. Ou seja, na ocasional escolha de líderes partidários. Porém, onde se definem os verdadeiros rumos da política, é no campo económico, área de onde a população em geral deve de ser excluída. 

Desta forma, existem doutrinas concebidas para impor o novo “espírito” da “democracia” segundo os moldes neoliberais. Para os teóricos do controlo das massas, a manipulação consciente e inteligente dos hábitos e opiniões organizadas das massas constituem importantes componentes das sociedades ditas democráticas. 
As minorias elitistas e informadas para atingirem os seus objectivos, fazem uso contínuo e sistemático da propaganda. 

Aproveito para agradecer a cada um dos meus leitores. A todos - aos  amigos e aos outros. Amanhã este blogue entra no ano dezasseis. O futuro há-de ser o que for possível...
Blog que se preze tem os seus detratores... O valor dos blogues, tal como o valor dos Homens, não se vê pelo número de amigos... Há mesmo quem considere, que é pelo número dos inimigos... 

Que fique claro, porém, que a amizade é um dos maiores valores da vida e uma coisa linda, quando é pura e desinteressada. Nós sabemos que temos Amigos verdadeiros e desinteressados... 
E PORQUÊ.

2 comentários:

Lérias disse...

Com 16 amos já pode sair no sábado à noite, mas, tem que voltar para casa antes das 23 horas.
Que o estimulo e o descernimento nunca te faltem, e que nós estejamos no lado de cá para te ler.
#vaidarcerto

ANTÓNIO AGOSTINHO disse...

Abraço