terça-feira, 5 de maio de 2020

"Antes da crise económica provocada pelo novo coronavírus, havia 70 dívidas de consumidores e, ontem, revelou João Damasceno, eram 500."

Imagem via Diário as Beiras. Para ler melhor, clicar na imagem.
Ontem, a proposta de isenção de pagamento da água e saneamento para consumidores domésticos residentes no concelho e empresas foi reprovada na reunião de câmara. Votaram contra os seis vereadores do PS e o vereador eleito pelo PSD Miguel Babo (com a confiança política retirada pelo partido). Carlos Tenreiro (cabeça de lista do PSD à autarquia, também com a confiança política retirada) absteve-se. 
Contudo, o problema mantém-se. As pessoas não têm dinheiro para pagar a água! "Antes da crise COVID-19 eram 70 consumidores. Já são 500."
Dizer, sem fazer a demonstração, que a medida tinha um impacto de 2,5 milhões de euros para o município, como argumento, é redutor. Afirmar, como o faz hoje o gestor da àguas da Figueira, João Damasceno, que a medida “tem alguns problemas de ilegalidade e acaba por ser discriminatória” para a vetar, sem sem fazer a demonstração (a ser assim, algumas autarquias no País estariam fora da lei) acaba por, a meu ver, ser igualmente redutor.
A proposta, eventualmente, se tivesse havido interesse nisso, poderia ter alguma coisa a alterar, tendo em vista a sua melhoria. Se houvesse vontade política, houve mais do que tempo para isso. Todavia, esse nunca foi o objectivo da maioria, como ficou amplamente demonstrado ontem no decorrer da decisão. O objectivo era só um: chumbá-la.
Mas, a realidade é a realidade. O problema existe - "antes da crise eram 70 famílias. Neste momento já são 500". Amnhã, logo se verá.
Governar, é antecipar a resolução dos problemas. Pelos vistos o PS prefere  que  as pessoas, em desespero, vão pedir para não cortar a água.
Sempre poderão ser mais uns votos em 2021... Continuamos a "brincar à caridadezinha, festa, canasta e boa comidinha", como cantava José Barata Moura em tom de crítica àquele tipo de senhora que "passa a tarde descansada, mastigando a torrada, com muita pena do pobre, coitada!"  "Continua a sede dos «Fernandinhos Pobres»". E continua a haver "dirigentes e benfeitoras dos «Fernandinhos Pobres»"... Lá cantava José Barata Moura, que "o pobre, no seu penar, habitua-se a rastejar e, no campo ou na cidade, faz da sua infelicidade algo para os desportistas da caridade".

Sem comentários: