domingo, 27 de outubro de 2019

NA MARINHA DAS ONDAS, DEPOIS DA VITÓRIA DE 6 DE OUTUBRO PASSADO DO PS...

... segundo MANUEL CINTRÃO.
"... a APA, tenho pena em o dizer, é uma entidade não muito confiável, não é de confiança, depois de tantas aselhices que tem feito que são do domínio público. Sabemos que, no caso do projecto do CIRV, tudo aponta para favorecer favorável com vista ao licenciamento e posterior instalação.
As legítimas reclamações e repúdio dos munícipes da freguesia de Marinha das Ondas têm sido manifestamente ignorados e não se atenta à já elevadíssima poluição existente. Borrifam-se para tudo isto em benefício dos interesses económicos inconfessáveis.
8 – A postura da nossa Câmara Municipal, incompreensivelmente, tem muito a desejar, daí o meu grande desapontamento. Ao longo deste processo a nossa edilidade vai dizendo, através de seus representantes, que no caso de haver parecer favorável da CCDRC e APA que terão pouca margem de manobra para inviabilizar o licenciamento e instalação do CIRV. Nada mais errado!
A Câmara Municipal que gere o seu território concelhio será a entidade que irá licenciar ou não, tem essa prerrogativa e esse poder. Tem uma última palavra a dizer, ou seja, poderá chumbar o licenciamento mesmo que haja pareceres favoráveis para instalação do CIRV.
Se a Câmara Municipal optar pela aprovação do licenciamento incorrerá num gravíssimo erro e num atentado ambiental na freguesia de Marinha das Ondas.
A nossa Câmara deve, tem obrigação, face ao repúdio e à oposição à instalação do CIRV na nossa freguesia, e à aprovação por UNANIMIDADE, pelos membros da Assembleia de Freguesia de Marinha das Ondas, em Sessão Extraordinária, de uma EXPOSIÇÃO manifestamente contra, reprovar claramente o licenciamento da mesma. Para isso apenas basta vontade de respeitar a decisão dos munícipes da freguesia de Marinha das Ondas, basta ter coragem e vontade para o fazer.
9 – Por último, é público, desde a última e única manifestação popular contra a instalação do CIRV que alertei para não baixarem os braços à luta, isto é, deveriam ter mantido manifestações populares activas até hoje, independentemente de todos contactos e de reuniões que o «Movimento Marinha Saudável» viesse a encetar, tal como tem feito.
Muito francamente, receio que qualquer manifestação que se venha a realizar venha demasiado tarde, porque A COISA ESTÁ PRETA."
Acabei de citar Manuel da Costa Cintrão.

Nota OUTRA MARGEM:
O que agora foi constatado pelo Manuel Cintrão era fácil de prever. O PS, estava só à espera que as legislativas de 6 de Outubro passado se realizassem para resolver o assunto.
É, de harmonia com o texto do Manuel Cintrão, que deve saber mais do que escreveu, o que está a acontecer. Para mim nada de novo e, muito menos, imprevisível.
Recordo, ao Manuel Cintrão e aos moradores da Marinha das Ondas, que João Ataíde, em outubro de 2018, era presidente da Câmara Municipal da Foz.
João Ataíde, em setembro de 2019, era secretário de estado do ambiente e o nº. 3 (três) na lista de candidatos do PS pelo distrito de Coimbra.
João Ataíde, neste momento, é deputado na Assembleia da República, eleito também com os votos dos moradores da freguesia da Marinha das Ondas.
O agora deputado João Ataíde, tem a obrigação de defender a qualidade de vida de quem nele VOTOU.
As pessoas não aprendem... Quem avisa amigo é.

Sem comentários: