sábado, 12 de outubro de 2019

Um ano depois a Figueira ainda tem o problema do comandante dos BMFF por resolver

IMAGEM VIA DIÁRIO AS BEIRAS DE 9 DE JANEIRO DE 2019
Desde que o comandante Nuno Osório se demitiu, no dia 17 de outubro de 2018, na sequência da tempestade “Leslie”, os BMFF são comandados a título interino por Jorge Piedade, o segundo mais graduado na hierarquia da corporação.
A câmara deveria ter preenchido a vaga de comandante dos Bombeiros Municipais da Figueira da Foz (BMFF) até ao fim do mês de janeiro do corrente ano, segundo o anterior presidente da autarquia, João Ataíde.
Foi o que disse, na reunião de câmara, realizada na segunda-feira, dia 7 de janeiro de 2019, o presidente Ataíde, quando foi abordado sobre o assunto pelo vereador do PSD Ricardo Silva.
Ao que o DIÁRIO AS BEIRAS apurou, em 9 de janeiro p.p., "o próximo comandante poderá ser oriundo da Função Pública, requisitado da GNR ou aceder ao cargo através de concurso. Em qualquer um dos casos, será um profissional com formação superior na área da Protecção Civil."
Entretanto, já passaram mais de nove meses e o que era para ser para "breve" está por resolver.
Em tempo
"Apoios do Governo estão por pagar um ano depois do furacão Leslie".
"Na Figueira da Foz, o concelho mais afectado pela passagem da tempestade, com 38 milhões de euros de danos reportados (mais de um terço do prejuízo total de 100 milhões, aferido em meia centena de municípios de quatro distritos), a maioria em empresas privadas, a Câmara Municipal contabilizou cerca de 1,9 milhões de euros em prejuízos no espaço público e quase 850 mil em associações e coletividades.
«Há uma questão orçamental que temos tido alguma dificuldade em superar, porque na realidade o esforço financeiro foi muito grande. Fundamentalmente, porque quisemos apoiar as colectividades, resolver o assunto das escolas com grande urgência e recuperar os espaços públicos o mais depressa possível», disse à Lusa o presidente da autarquia, Carlos Monteiro. O autarca disse acreditar que o apoio financeiro do Fundo de Emergência Municipal «está bem encaminhado», mas enfatizou que a situação «criou um défice no orçamento [autárquico] de 2019». Outro problema «que neste momento ainda se sente mais e as pessoas têm alguma dificuldade em compreender, foi a devastação do espaço verde», como o do Jardim Municipal ou o parque florestal da Serra da Boa Viagem, entre outros, com milhares de árvores destruídas, assinalou Carlos Monteiro.«Hoje ainda estamos com o parque arbóreo muito devastado, quer na zona urbana, quer na Serra e é esse o grande esforço que estamos a fazer»."

Sem comentários: