quinta-feira, 31 de outubro de 2019

"É assim que as coisas se fazem"...

Imagem via Dez & 10
Via uma postagem de 30 de Outubro de 2009, recordo que Vítor Pais, "um conhecido e bem sucedido empresário da nossa cidade",  foi então reconduzido como presidente da Assembleia Municipal figueirense. 
"Já então gostava de se dar bem com toda a gente".
Abro aqui um parêntesis, para recordar que, em finais de Outubro de 2009, depois de uma pacífica tomada de posse do novo executivo camarário, Luís Tovim (PS) tomou assento na presidência da sessão de eleição da mesa da Assembleia Municipal, que o PS ganhou nas urnas. Mas a lei determina que o presidente da Assembleia Municipal é eleito pelos seus pares (18 presidentes de Junta, por inerência, e 27 deputados eleitos). Na votação, secreta, a lista proposta pelo PSD obteve 20 votos, enquanto a do PS se ficou pelos 17 e a do Movimento Figueira 100% não foi além dos cinco - o mesmo número de deputados que elegeu para aquele órgão municipal deliberativo. Houve ainda dois votos brancos. Democracia é um termo Grego que quer dizer poder do povo. O desencanto com a política na Figueira é de muitos figueirenses. Infelizmente, não é só do blogger. A democracia que temos no concelho, que é aquela que eu conheço melhor, é tudo menos isso. Já em 2009, existiam "entropias" e os chamados "golpes de mão". Fechado o parêntesis, vamos ao que interessa.
"Dizer mal do patronato, é, aliás, uma área do PCP". O Dez & 10, já o sabíamos, "gosta de se dar bem com toda a gente". Eles, e o convidado especial desta semana... 
"É assim", com mensagens aparentemente inócuas e subliminares, "que as coisas se fazem", como costumava dizer o velho Joaquim Namorado. Tudo dentro da moral, do porreirismo e dos bons costumes.
Surpreendente?.. Talvez não...

Sem comentários: