domingo, 13 de outubro de 2019

O PS E AS “COLIGAÇÕES NEGATIVAS”

O QUE É POSSÍVEL ANTEVER

"Volta a ouvir-se com alguma insistência na comunicação social e nas redes sociais a «conversa fiada» das coligações negativas, espantalho que o PS agita sempre que está em dificuldades, como é o caso.

A famosa «coligação negativa» não passa de uma invenção do PS para justificar a sua incapacidade de, com as suas próprias forças, pôr em prática uma política de esquerda, por moderada que seja.

Obviamente, a esquerda terá de votar contra todas as medidas de direita que o PS pretenda pôr em prática. Assim será no futuro, como sempre foi no passado.

Se a direita, por oportunismo político, se junta à esquerda nesta rejeição, o PS só terá de se queixar de si próprio. De nem sequer ter conseguido manter a «aliança», tácita ou não, que vinha mantendo com a direita, como aconteceu, por exemplo, no segundo governo Sócrates.

Apesar de o PS ser o que é, e raramente, pelas suas próprias forças, o que diz ser, a verdade é que o PCP nunca apresentou uma moção de censura a um governo PS, por mais que o tenha combatido no Parlamento e na rua.

Portanto, o grande responsável pelas ditas «coligações negativas» é o PS e não quem desde sempre demarca o terreno sem margem para dúvidas.

Se o PS não quer «coligações negativas» que faça uma política de esquerda ou demonstre capacidade para manter a direita aliada à sua governação.

Todos os governos minoritários do PS que não concluíram a legislatura (e somente dois a concluíram) foram, formalmente, derrubados pela direita. Mas nem assim o PS aprende…

Se Rio não ficar, o PS não vai ter vida fácil. E para se manter no poder vai ter de negociar com a esquerda, ou com parte dela, muito mais do que gostaria e do que estaria à espera."

Sem comentários: