segunda-feira, 19 de maio de 2014

"O senhor colectividades", um filme protagonizado por Azenha Gomes...

Ao longo dos anos, Azenha Gomes tem desempenhado vários cargos na direcção local do PSD, que lidera a coligação Somos Figueira.
Na última reunião de câmara, os vereadores desta coligação “incentivaram o executivo camarário a reflectir acerca da atribuição de uma distinção oficial do município” como forma de homenagem a Azenha Gomes, refere em nota de imprensa esta força política. Os autarcas da oposição consideram que o “percurso de vida deste destacado figueirense” é “merecedor de uma homenagem promovida pela câmara”.
A maioria socialista concordou e a proposta foi aprovada.
A Figueira é assim mesmo. Uma parte essencial da saloiice indígena é a mania do prestígio.
Vivemos numa terra com défice de confronto.
Por todo o lado, no poder, na oposição, pelos jornais, nos blogues, nota-se aquele cuidado hipócrita em não ferir susceptibilidades.
Como o concelho é pequenino e toda a gente está mais ou menos comprometida com toda a gente e deve favores a toda a gente, a amabilidade impede que as relações, públicas ou privadas, sejam adultas.
Só a ruptura e a desmesura valem a pena. São um sinal de maturidade e de responsabilidade contra a trivialidade da vida quotidiana falsamente "animada" pelos amáveis de serviço.
Por isso, pessoalmente, ignoro a maioria das "figuras públicas" e a sua hipocrisia. 
Tenho por hábito respeitar as opiniões, mesmo que contrárias às minhas. Acostumado a estar do lado minoritário no plano político, mas nem por isso com qualquer sentimento de solidão, fui ganhando a paciência necessária para perceber que aquilo que hoje não é "certo" amanhã o pode ser e que as modas políticas são a coisa mais fútil e efémera que pode existir.
E, como ao longo dos anos fui ganhando paciência, vou continuar a esperar também a dos outros, para entenderem quem se mantém firme nos seus princípios.
Parafraseando um vereador do actual executivo camarário, conhecedor profundo, atento e interessado, do associativismo figueirense, deixo uma pergunta: “o que é que Azenha Gomes fez pelas Colectividades do nosso Concelho?”

Sem comentários: