segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

"A única pedra no sapato, foi nunca o ter contratado para treinar o Atlético Montemorense..."





Não deixem de ler, clicando aqui, "O incontornável Custódio Cruz, por olimpio fernandes, que conhece “este cavalheiro há muitos anos e sempre igual e brigão”…

18 comentários:

Anónimo disse...

Um grande senhor este Custódio Cruz.
Só trabalhando com ele como aconteceu comigo se pode perceber a sua dimensão como homem e treinador de futebol.
Que saudades meus deus deste meu mister.
Se ele aqui vier,um grande abração mister C.N.C.

Anónimo disse...

Detestado por muitos e admirado por ainda mais!
Mas os que admiram trabalharam com ele e tinham vontade de trabalhar, e os que o detestam não gostavam de trabalhar, ou tinham dor de cotovelo, ou simplesmente porque ouviram outros dizer mal e acreditaram... Porque quem trabalhou com este senhor, sabe bem o que ele vale!
Eu tive o prazer de ser jogador do grande mister Custódio na Cova nos júniores da Cova! Como treinador não há como ele pelo menos na nossa zona, ele sabia meter a equipa a jogar, e por vezes metia jogadores em certas posições, que eles próprios pensavam que o mister estava a gozar e no fim do jogo, esse jogador até ficava surpreendido pelo seu desempenho numa posição que nunca imaginou jogar!
Este treinador meteu em ordem jogadores das duas terras mais complicadas de se meter respeito no futebol, Cova e Leirosa! Não se pense que é uma tarefa fácil um treinador de fora meter em linha jogadores da Leirosa e Cova, e naquela equipa sempre houve respeito!
Tenho pena não o ter tido como treinador na Naval. Não sei se foi por ter tido o mister Custódio no ano anterir como treinador, talvez ia habituado a trabalhar assério e com gosto e sempre com motivação, mas os treinadores que apanhei na Naval... João de Almeida e Paganini, um em cada ano... Não vou aqui dizer mal de ninguém, mas por amor de Deus...

Só tenho que agradecer a este a este senhor, as chamadas á seleção de Coimbra, o prazer de ter representado os rivais da Cova, os ensinamentos que me deu para a vida pessoal e não só como jogador, as idas ao massagista comigo que pagou do seu próprio bolso e deixou de fazer coisas que podia ter feito durante esse tempo, etc etc...

Um grande abraço do seu central Fábio Ribeiro!

Anónimo disse...

Não consigo entrar no blog OLÍPIO FERNANDES.Porquê?
Bem era só pa dizer que o mister foi o melhor treinador que conheci,e tive muitos chatos pelo caminho.
Espero um dia de o ver voltar ao lugar de onde foi quase escorraçado, por alguém que por ter dinheiro se acha dono do mundo.
Força mister CUSTÓDIO dê cabo deles.

Anónimo disse...

"Aquele que nao controla as suas emoções, nunca será no real melhor do que o outro." - Custódio Cruz.

Sou suspeito para falar do meu mister, por isso apenas digo que foi a pessoa que mais me marcou na vida dentro dos balnearios. Frontal, justo e exigente. Teimoso como um burro. Acima de tudo diferente.

A todos aqueles que admiram a frontalidade e a atitude do José Mourinho, eu posso afirmar, antes de Mourinho existiu Custódio Cruz.

Como ele dizia: "ao meu funeral irão os meus amigos e os meus inimigos. Os amigos para chorarem a minha morte, e os meu inimigos para terem a certeza de que morri." Que esse dia esteja bem longe!

Abraço Mister

ass: Sérgio Grilo

Anónimo disse...

Agradeço o texto do Olímpio,a reprodução do outra margem e os comentários do Fábio e do Cação,para vocês um grande abraço de amizade sincera.

Custódio Nogueira da Cruz

Anónimo disse...

faxo minhas as palavras do fabio...

bem k pexoa k home...devo e devems tds mt a este grande homem

abraxo d kem nc o vai eskexer


RATO

Anónimo disse...

domingo 13 e 35 da tarde e recebo uma sms a pedir pra mandar a dez jogadores de custodio cruz que o apoiem neste texto sobre ele.
se conheco bem o mister custodio sei bem que ele nao precisa que ninguem venha o defender pra aqui e que ele nao gosta muito de andar a ser falado sei que prefere o anonimato.pois sempre que o vejo nos dias de hoje no campo do cova gala ele esta no «cantinho que ninguem repara».
agora pra quem nao conhece c.n.c nao imagina o H que este senhor do futebol é nem a dimensao que ele tem em termos de futebol e de psicologia.
no trabalho que ele realizou no cova gala ele nao so nos formou como jogadores mas tambem como homens ensinou nos dixiplina educaçao e rigor.
mais, destas pessoas fazem falta ao futebol do distrito mas tambem ha uma verdade custodio cruz ha só 1.
grande mister e grande amigo um abraço sincero deste teu ex jogador e agora grande amigo que te respeita e te defende de muitas injurias que muitas vezes ouco sobre si,mas sim sei que nao me preciso de preocupar C,N,C é muito forte e nao presisa de ser defendido!

abraço

Lambreta

Anónimo disse...

Por inesperado ser,confesso que sinto uma grande emoção por estes testemunhos destes grandes amigos que aqui me invocam.
A vida é isso mesmo,acontece..
E o que acontece aqui, é um reflexo do passado e nada mais do que isso,de um encontro único que um dia a vida nos deu,momentos foram, que já mais se apagarão das nossas mentes..

Tudo por uma bola redonda..
Tão redonda como o mundo..
Tão imperfeita na proximidade da perfeição..
Sim por que o mundo não é redondo..
Ok tambem não é quadrado..
Mas há algo que tenho a certeza..
Que por mais voltas que ele dê..
Nunca nos vai separar..

Porque na verdade absoluta vocês continuam os mesmos chatos de sempre, e eu cada vez mais teimoso que nem um burro,mas o certo é que sinto que vocês também como eu,são assim pelas convicções por vós próprios criadas, e que norteiam livremente as vossas vidas,... e essa tambem é uma vitória para mim..

Agora nos vos agradeço nada disto.. pronto..,só vos peço que se por aqui estiver algum erro ortográfico não levem a mal, porque esse é um destino que teima em não me largar de mão..

Um ABRAÇO grande para todos,mesmo para aqueles que não gostam de mim,porque sem eles como é que eu ia gostar de vocês?

Custódio Nogueira da Cruz ( C.N.C.)

Palhinhas disse...

Se eu tivesse k elogiar o grande mister Custódio Cruz iria estar até amanhã,por isso apenas direi o k mais me marcou...!Um grande homem,um vencedor k passou grande parte da vida a ajudar os outros,uma pessoa com uma garra tremenda,k sabia transpor para nós jogadores...!!Incompreendido apenas para quem ñ o conhecia,pk os amigos,esses sabem bem aquilo k ele é..!mister como já lhe disse no passado,você foi a pessoa k mais me marcou no futebol,foi você k me fez acreditar em mim proprio pk para além de ter aprendido mt consigo no futebol deu-me ferramentas para a vida no dia a dia e ensinou-me k para termos aquilo k queremos temos k lutar e sofrer pk só assim conseguimos....!Por vezes tenho saudades desses tempos,mas uma coisa tenho a certeza,se houvesse mais Custódios o nosso futebol só tinha a ganhar,o seu currinculum fala por si..!!obrigado por tudo campeão..,grande abraço,Palhinhas

Palhinhas disse...

" quem porfia sempre alcança,sem querer k sejas perfeito,também ñ quero k sejas precipitado,trabalha e o teu vai-me dar razão..." Isto foram palavras suas mister,que até hoje estão aqui guardadas....,obrigado,Palhinhas

Anónimo disse...

"...quem porfia sempre alcança,sem querer que sejas perfeito,tambem não quero que sejas precipitado.."

Sim é verdade eu confirmo se preciso fosse.
Estava nesse treino quando te disse essa como outras para outros nossos colegas.

Olímpio disse...

Agradeço ao Agostinho ter divulgado o meu texto.Este Custódio continua a envergonhar-me,pois estas mensagens deixaram-me ainda mais certo de que o devia ter contratado.Bolas:temos que ir ao Manel ou ao Taiti festejar as vitorias do meu Benfica.

Anónimo disse...

Lamento caro amigo olímpio mas não consigo aceder ao seu blog com um comentário que lhe queria endereçar.
Por isso aqui fica neste blog do agostinho a esperança de que lhe chegue..
Que palavras para lhe agradecer este gesto?
Estou aqui a pensar!!..
O silêncio até servia,porque o desenho das pessoas que nós temos em conta está feito no coração, e só isso valia como evidência do apreço que tenho por si e pelo seu gesto.Mas como o meu caro amigo diz, a lisonja não é ridícula quando as constatações que fez e transcreve no texto foram vividas e apreendidas no palco da vida,logo a única encomenda que pode existir só chegará ao destino quando a nossa realidade física desaparecer pelo apagar das nossas mentes.
Como graças a deus isso ainda não aconteceu,e não temos nem queremos ter um botão á mão para nos desligarmos daquilo que a nossa consciência nos quer fazer sentir e viver,então recordo-lhe apenas também uma sua atitude que o define como ser humano:

"..estava eu numa cavaqueira com o "chefe" TONY CARDOSO da rádio clube foz do mondêgo,numa rua por baixo do prédio onde o meu amigo habitava,junto ao estádio da naval,quando lá do alto da sua varanda gritou o bom do olímpio dando os bons dias aos dois,e de seguida sem perder ritmo, me perguntou porque é que ultimamente eu não fazia os jogos da naval, e mais ainda avançou despreocupadamente com duas questões interpelativas:
.Se tinha acabado a minha "colaboração" com a rádio ou se tinha sido vítima de "sensura"pelo tipo de comentários que fazia.
Bem confesso que fiquei sem ponta de sangue,sem saber o que fazer,na convicção certa de que estava ali o homem que "escalava" este tipo de intervenções radiofónicas,e pior ainda você também o sabia, e com uma ingenuidade aparente atingia os seus objectivos de forma indirecta,e de forma tranquila e descontraída como é seu timbre deu á sola,sorrindo ao bom sorrir,enquanto o Tony engolia em sêco e se despedia com um significativo sorriso amarelo perante sua debanda emidiata,lembrando-se logo de seguida que afinal era eu que ia fazer o jogo nessa mesma tarde...
É assim,de pequenos nadas se faz a vida,por pequenos e simples gestos se fazem os amigos.

Fique bem Olimpio Fernandes e veja lá se resolve o problema das postagens dos comentários do seu blog,porque tentei várias vezes e não consegui de nenhuma forma.

C.N.C.

Olímpio disse...

Esta solidariedade ao Custodio significa que a malta nova não é rásca,pois sabe e aprecia valores que os trapaçeiros não vão vencer.Parabéns "cambada"porque assim juntos pelo caracter e justiça venceremos os lambe botas que são os merdas do futuro.

Anónimo disse...

Um senhor d nosso futebol e um exemplo komo ser humano !! Grand mister Custódio só tenho pena d nao ter sido mais treinado por voçê provavelmente foi dos poucos k akrditou em mim e k fez dakela ekipinha d Kova gala uma ekipa k fosse ond fosse era respeitadaa e admirada !! Tenho pena d nao ter abrido os olhos mais cedooo e tal km vc m disse hj seria muito melhor dok eu sou x nao tivesse sido um pouco ingenuo e kerer jogar an frente e marcar golos hj km sabe recuei um poukinhuu e sou centra e axo k ate nem m tou a sair nada mal !! um grand abraço Mister Custodio um obrigado e um ate breve pok ainda tenho o sonho d voltar a ser treinado por este grande treinador e exemplo d ser humano !! obrigado mister...

Anónimo disse...

Não podia deixar de comentar este artigo sem acrescentar muito mais aos que meus colegas disseram, pois Custódio Cruz não é somente um sábio de futebol é muito mais que isso, é um amigo, um Pai ! Um grande abraço Caé#

Anónimo disse...

Fui treinado pelo Mister Custódio durante alguns anos, tal como ele, desisti do futebol precocemente... sinceramente? Não estou nada arrependido! Segui o meu sonho e, graças a Deus e a pessoas como ele, consegui atingi-lo. Dentro de campo sempre apostou em mim, mas foi fora dele e como capitão que percebi que os seus ensinamentos transpunham a barreira do futebol e nos levavam a imaginar a vida tal como ela é! Julgo que os treinos que ele planeava tinham tanto de futebolesco como de preparação para o futuro, mas, desta feita, enquanto homens! Peguem nas frases ditas por ele e citados por alguns amigos meus nos seus comentários e apliquem-nas no dia-a-dia...vão ver que tudo se encaixa! Espero que tudo corra bem Mister Custódio, da minha parte terá sempre um amigo que lhe agradece para sempre aquilo que sabiamente lhe transmitiu.Ah! Resta dizer que desisti precocemente por nunca ter apanhado um treinador como ele e, farto de hipocrisias e falsas modéstia, pensei...vou fazer como ele e ficar no meu cantinho pode ser que ninguém se lembre de me lembrar que já fiz parte deste mundo tão ingrato para aqueles que trabalham...

Abraço do amigo G.R. David Cardoso

Anónimo disse...

Bem o melhor é colocar isto outra vez no princípio,porque ou muito me engano ou isto nunca mais vai parar.Agora estou mais feliz por si mister,nunca o esquecerei.
Conte sempre comigo mesmo não sabendo quem eu sou,pois ao contrário de tantos estes que aqui aparecem, eu estou por perto e falo consigo quase todos dias.
GRANDE ABRAÇO