sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Enquanto por cá o poder político diz: "o mar leva o mar repõe..."


Segundo o jornal Público, de hoje, o "Instituto da Água iniciou intervenção para travar avanço do mar na praia da Barra.


O Presidente do Inag esteve ontem em Ílhavo, Vagos e também na Praia da Granja, já em Vila Nova de Gaia, para verificar os efeitos da erosão na costa."

Ontem mesmo, "teve início a operação do Instituto Nacional da Água (Inag) para tentar travar o avanço do mar na praia da Barra, no concelho de Ílhavo, que tem estado a sofrer um problema de erosão costeira como já não vivia há cerca de três décadas. A intervenção prevê a movimentação de cerca de 50 mil metros cúbicos de areias e irá prolongar-se entre duas a três semanas, estando orçada em 60 mil euros. Trata-se de uma acção "pontual", segundo reconheceu o próprio presidente do Inag, Orlando Borges, uma vez que uma intervenção mais determinante terá que passar por uma concertação com as obras previstas para a barra do porto de Aveiro.
Para já, e com a movimentação de areias agora em curso, o Inag acredita estar a "minimizar aquilo que possam ser os ataques do mar" àquela que é uma das praias mais concorridas da região de Aveiro, de forma a acautelar "o futuro da próxima época balnear, como para salvaguardar os equipamentos e os bens nela existentes", sublinhou Orlando Borges, que acompanhou no terreno o início dos trabalhos.
O responsável máximo do Inag reconheceu que nas últimas semanas a costa portuguesa sofreu um cenário de "excepção", por força dos temporais registados. Refira-se que, ao contrário do que vai sendo comum nalgumas praias vizinhas, como Esmoriz e Vagueira, a praia da Barra há muito que não era ameaçada pelo avanço do mar.
Nas últimas semanas, ficou com o seu areal bastante reduzido, o que levou a Câmara de Ílhavo a reclamar uma intervenção urgente por parte das autoridades competentes.
Confirmado o início das obras, Ribau Esteves, o líder da autarquia, não deixou de se congratular com a resposta do Inag."

A comparação não pode deixar de ser feita, até porque se trata de autarcas do mesmo partido, o PSD: em Ílhavo, Ribau Esteves mexeu-se e teve resultados. Na Figueira, Duarte Silva, não se mexeu e não teve resultados.
Resta-nos aguardar que "o mar tire e o mar reponha"?...

1 comentário:

Anónimo disse...

Continuo a perguntar.
O que pensa o presidente da Junta de Freguesia de S.Pedro de tudo isto?
O homem não fala ?
Ou vai mudar de casa e já não quer saber da cova-gala.
Então sr. Carlos Simão,consegue encontrar culpados para isto?Deduzo que não.ok tá bem...
Então e em vagos resolvem e aqui não?porquê?
Há pois não sabe de nada...
O quê ?..tava a assobiar para o lado quando deveriam ter tomado atitudes junto de quem de direito?
Claro errar é humano.
Parabens sr.Carlos Simão você é um grande presidente de Junta,assim como o sr.Duarte silva é um crâneo a defender os interesses na autarquia.
Nota-se que comungam da mesma escola.
Continuem assim que vão longe.
Parabens mais uma vez,estou como cidadão orgulhoso de vossas excelências.

O Comentador