quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Mercado Municipal da Figueira da Foz


“O Mercado Municipal já se assumiu, há muito, como um espaço de referência no quotidiano da cidade, que importa preservar, dignificar e modernizar. É uma área de comércio tradicional, que chega a lembrar-nos, nalguns dos seus detalhes, outros tempos, em que o terrado das feiras era o espaço único para a venda de todos os bens de consumo e que a relação vendedor/cliente se fazia com uma cumplicidade de quem oferece e quer o melhor.”
Estas palavras são do Vereador Lídio Lopes e podem ser lidas aqui.

Com compreender, então, o que vinha no diário As Beiras da passada quarta feira!..

“Há cerca de um mês que a comissão intersectorial do Mercado Municipal Engenheiro Silva aguardava por uma reunião com Lídio Lopes a fim de ver esclarecidas questões como a permuta de módulos e a licitação das bancas naquele espaço comercial.
O tempo foi passando e a paciência esgotando. A falta de disponibilidade do vereador levou a que os concessionários interviessem na reunião da Câmara da Figueira da Foz, na passada segunda-feira, e estalasse o verniz.
"Desde o primeiro momento que quisemos estabelecer o diálogo para ver aclaradas estas situações, mas esta demora foi-nos deixando impacientes", explicou Custódio Cruz, em declarações ao DIÁRIO AS BEIRAS.
E justificou: "a celeuma da permuta de módulos deve obedecer a um regulamento mas temos assistido a situações que levantam dúvidas quanto à sua legalidade". Por outro lado, o "porta-voz" dos concessionários afirmou que a situação da licitação das bancas é outro aspecto que querem ver resolvido, por uma questão de "dignidade" do espaço.
"Só queremos evitar a morte antecipada do mercado", reiterou Custódio Cruz, sublinhando que o que está em causa não é apenas a preservação do mercado enquanto património cultural e edificado da cidade, mas também a necessidade de encontrar soluções que acautelem as pessoas que ali rabalham.
"A conduta não tem sido uniforme. Estão a actuar de forma diferenciada com os concessionários, e isso não deve ser assim", criticou.”
Segundo o mesmo jornal, “os ânimos exaltaram-se entre Lídio Lopes e Custódio Cruz, o que levou a que a oposição sugerisse que o assunto fosse discutido noutra altura. Contactado pelo DIÁRIO AS BEIRAS, António Tavares, vereador do PS, apenas comentou que os concessionários têm todo o direito de serem informados e denotou que existe falta de comunicação.
Por seu turno, o vereador Lídio Lopes não quis prestar declarações, afirmando "que os esclarecimentos serão prestados à porta fechada com os concessionários.”

Reunião de ontem desanuviou a tensão

Entretanto, no dia seguinte, ontem quarta feira, segundo o Diário de Coimbra, “cerca de meia centena de concessionários do Mercado Municipal reuniu naquele espaço com o vereador responsável, Lídio Lopes, para abordar algumas questões que os têm preocupado, designadamente no que diz respeito à permuta de alguns espaços. No final do encontro, Custódio Cruz realçou ao Jornal que, apesar de no início ter havido «alguma animosidade, por falta dos esclarecimentos», a reunião correu bem, mas «o aclarar de algumas situações (permutas) ficou para o dia 27», em reunião a realizar na autarquia. No entanto, o “porta-voz” dos concessionários garante que «não abdicamos de lutar para que haja licitação de bancas em Maio, porque queremos ver o mercado com a dignidade que merece e não como um espaço em situação de morte anunciada». Custódio Cruz diz que o vereador «pareceu sensível, em ir ao encontro desses interesses, mas ficámos à espera do resultado da próxima reunião e das suas intenções», convicto de que conseguiram dar «um passo importante nos objectivos que são os interesses dos comerciantes e a dinamização do espaço», até porque, recordou, «foi o próprio vereador que disse que não tem nenhum parceiro privado para fazer renovações do mercado e por isso, há que lhe dar dignidade e avançar com o que o regulamento permite, que é a licitação de bancas e tratamento igualitário».Por seu lado, o vereador também saiu satisfeito do encontro, porque «ficou claro que a câmara tem tido um comportamento correcto em relação ao mercado, do qual tenho conhecimento pessoal por ali ir inúmeras vezes, e compreenderam a justificação dada, naquilo que é uma prerrogativa da câmara, nas decisões que tem que tomar». Todavia, Lídio Lopes refere que o mercado «é uma família muito grande e em todas as famílias há, às vezes, momentos melhores e outros mais acesos. Esse momento está ultrapassado», frisou, garantindo que a reunião que vai efectuar «é no sentido de avançar no plano que elaborei o ano passado, de desenvolvimento de actividades e iniciativas, para consolidar o mercado como uma unidade comercial».O autarca sublinha ainda que aquele espaço «não está ameaçado nem nunca esteve e não são 3 ou 4 módulos que podem prejudicar o todo que são 178 concessionários permanentes e quase outros tantos em rotação ao dia e que, no seu conjunto, tem uma actividade permanente que lhe dá vida». Lídio Lopes salienta ainda que não existe «uma única banca por ceder de todas as solicitadas» e manifesta-se satisfeito porque o trabalho que tem sido desenvolvido «concorreu para uma diminuição desde 2005, dos custos com a energia eléctrica e água», ao mesmo tempo «que aumentamos a receita do mercado».”

Vamos aguardar então pela reunião do próximo dia 27 com optimismo.

7 comentários:

Anónimo disse...

este vereador parece que nao esta na camara para resolver problemas mas sim para os criar, a algum tempo tb criou polemica em beneficio da peixeira celeste russa(sua apoiante no psd) em contraste com a peixeira zeza ferro (da facçao oposta no psd e q agora subitamente ja é sua apoiante), assim s v a personalidade e caracter de uns e outros

Anónimo disse...

O nosso mercado da figueira é a coisa mais linda que temos na nossa terra.
Por favor não acabem com ele.
Os politicos só querem é meter lá cimento armado e dinheiro ao bolso.
A celeste que tire mas é a carrinha de frente do mercado,que cheira mal e dá mau aspecto.

Anónimo disse...

Retomar o diálogo é uma coisa,estar tudo esclarecido é outra completamente diferente.
Se alguma coisa que ficou claro nesta reunião é que "á gato escondido com o rabo de fora" o que tambem já não é novidade face aos desenvolvimentos no sentido de denegrir e descredibilizar prepositadamente a imagem do espaço.
Há muito por esclarecer ainda,e sinceramente creio que se o mercado não tem custódio cruz por perto já tinha fechado á muito tempo.
Força custódio estamos contigo.

Anónimo disse...

O mercado da figueira está feito ao bife,depois da destruição do jardim municipal agora chegou a sua vez.
Vença o PS ou o PSD,está muita gente á espera do após eleições.
Neste momento já há represálias da camâra para com os concessionários que estão esmagadoramente ao lado de Custódio Cruz.
Que vai ser giro vai,porque ao que se consta já andam queixas detalhadas e objectivas de irregularidades na PGR orientadas por um advogado nortenho á mais de dois mêses.
Dia 27 de Fevereiro a rotura vai ser inevitável,Lídio Lopes não tem margem para deixar RENOVAR A VITALIDADE DO ESPAÇO.

Anónimo disse...

Desde já agradeço ao Agostinho este destaque no seu blog,sobre este assunto que tanto preocupa não só os concessionários do Mercado Eng.Silva mas tambem o concelho da figueira em geral.
Não será hoje que vou tecer grandes comentários sobre esta matéria,atendendo a alguma necessária prudência antes da reunião agendada para a próxima sexta-feira,onde esperamos que todas as dúvidas ainda existentes sejam finalmente esclarecidas, e que os nossos receios em defesa desta autêntica "Sala de visitas da Figueira da Foz", não passem apenas de mera fantasia próprias da época carnavalesca.
Há algo que garanto já aqui,tanto me faz estar na comissão como não estar,este assunto é um ponto de honra para mim, e nada me demoverá de lutar por aquilo que acredito,perseguições comigo já não pegam,nomes feios esgotaram-se no dicionário,e medo é algo que nunca percebi muito bem, porque o interpreto com o rigor que é preciso aplicar nestas ocasiões, e responder com a dinãmica igualitária que convem executar no momento próprio...
Sem mais aqui estarei no dia 28...
Respeitosos cumprimentos

Custódio Nogueira da Cruz

Anónimo disse...

vão sair todos sorridentes da reunião, os tolos, que mais uma vez vão ser enganados. esperem para ver

Anónimo disse...

Força Sr. Cruz