quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Á procura de poços perdidos nas dunas da Cova-Gala…

Numa altura em que a preocupação principal das gentes de São Pedro é a erosão costeira, há quem ande à procura de poços perdidos.
Não vamos falar, aqui e agora, do poço mais emblemático da Freguesia de São Pedro, vamos falar do que interessa, porque ao contrário do que alguns pensam, é verdade que em tempos idos “o mar tirava, o mar repunha", mas, desde a construção dos molhes da barra da Figueira, o mar continua a tirar, mas já não repõe. Simplesmente, porque o que havia para repor já lá não está: ficou retido na praia da Figueira, está na Morraceira ou foi para as praias espanholas.

A foto acima, tirada a sul da freguesia, onde o mar já entra, prova isso mesmo: “o mar tira mas o mar já não repõe”.
Ao contrário do que diz hoje ao Diário de Coimbra o presidente da junta de freguesia de São Pedro, o poço que parece que vai dar nome à praia (se ainda houver praia…) não “foi encontrado há nove ou dez anos, no âmbito das obras de beneficiação do molhe”.
Quem lida com as pessoas da Cova-Gala, especialmente os mais antigos, sabe da existência deste poço há muito...
E existem mais poços nas dunas da Cova-Gala.

Este, da foto abaixo, encontra-se a cerca de 200, 300 metros a sul do da chamada praia do Orbitur, local hoje fotografado pelo Pedro Cruz.

1 comentário:

Anónimo disse...

pois é necessário saber a razão de publicação de editais a mandar fechar todos os poços por parte da câmara se depois não actuaram perante os que não deram cumprimento à Lei, foi só gastar papel e tempo aos funcionários, de ve ser por isso que não existe zelo, eles sabem que vivem no o país de faz de conta, a lei naõ é para cumprir, o que fazem os fiscais, abriram algum auto de contravenção, possivelmente não, é que podem ter azar e algum dos contraventores ser amigo de alguem nopoder ....!? è esperar para alguem caírno poço, mas então, como sempre a culpa morre solteira