quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Alguém já viu alguma recarga aqui pelo sul?...


“O molhe norte do porto comercial da Figueira da Foz vai crescer, mar adentro, 400 metros. A obra, iniciada em Setembro, também levará a praia da Figueira, já de si enorme, a conquistar mais 100 a 200 metros ao mar.
O prolongamento do molhe Norte, que delimita a praia da Figueira da Foz a Sul, pretende melhorar as condições de navegabilidade na barra e deverá ser concluído até ao princípio do Verão de 2010. Já o areal da Figueira deverá avançar sobre o mar ao longo dos seis a oito anos posteriores à concretização da empreitada, conforme referido na discussão pública do projecto, antes de este ser consignado, a 3 de Junho, ao consórcio constituído pelas empresas CPTP e Etermar.
A praia vai aumentar de tamanho na medida em que o molhe, com mais 400 metros de comprimento, vai reter quantidades ainda maiores da areia arrastada pela ondulação predominante, de Noroeste. Estima-se que esta acumulação de areias possa fazer-se sentir quase até à praia de Buarcos.
Tal processo de "assoreamento" deverá ser proporcionalmente inverso ao que se verificará nas praias a Sul do molhe Norte. No Cabedelo, na Gala e até na Costa de Lavos, faltará a areia que a ondulação de Noroeste agora arrasta, sem obstáculos, para Sul. Para colmatar tal lacuna, o Instituto Portuário dos Transportes Marítimos (IPTM) assumiu a responsabilidade de fazer recargas de areia naquelas praias, disse ao JN o comandante do porto comercial da Figueira da Foz, Joaquim Sotto Maior.”

Alguém já viu, de Outubro passado até hoje, alguma recarga de areia aqui pelo sul? Se sim, digam, pois eu não.

Sem comentários: