quinta-feira, 31 de maio de 2012

E o palerma é... Sempre o mesmo!..

Camilo Lourenço
Olha-se para o acordo celebrado entre o Governo e os municípios e fica-se incrédulo. Porque os desgraçados que vão pagar os disparates de pelo menos 70 municípios é quem lá vive. Mas para se perceber melhor o escândalo, recuemos no tempo. Quando a troika aterrou em Lisboa percebeu logo o cancro que autarquias e regiões autónomas representam para as finanças públicas. A mesma troika recomendou então a redução do número de câmaras. Coisa que a classe política atirou rapidamente para o caixote do lixo, substituindo-a pela redução de freguesias.

 Enquanto não se decidia o que fazer com as freguesias, surgiu a novela do apuramento das dívidas das autarquias. A ANMP, associação do sector, falou em nove mil milhões; o Governo em... 12 mil milhões. Logo aí começou a desenhar-se um pacote de resgate draconiano para os municípios estrangulados. Só que dois meses depois a montanha pariu um rato: 70 municípios passam a ter acesso a uma linha de crédito de mil milhões de euros com "spread" de 0,25%. Em troca de..."voilá": agravamento de impostos (IMI, derrama...), taxas e serviços. Ou seja, não em troca do emagrecimento das câmaras e da penalização de quem as levou à falência, mas em troca de (mais uma) violenta vergastada nos "governados": os munícipes - famílias e empresas (depois ainda se queixam que não há investimento...).

Para o comum dos portugueses, que sente na pele a violenta austeridade, necessária para pôr a casa em ordem, isto é um escândalo. Cortesia de um ministro acossado e que precisava de tirar rapidamente um coelho da cartola? Ou o "cheiro" das eleições autárquicas no horizonte? Provavelmente ambos...

Portugal não é a Grécia...



“UTAO encontra erro na execução orçamental que agrava queda da receita fiscal”… 
Mas, Portugal continua no bom caminho. 
Os patifes dos gregos é que martelavam as contas...

Assembleia Geral do Grupo Desportivo Cova-Gala

para ler melhor clicar na imagem

Da glória à prisão?..

Mas, será mesmo assim?.. A rapaziada  sabe como isto funciona...
Quando ainda existem apenas suspeitas, a desculpa é que ainda não há nenhuma acusação.
A seguir, quando já há acusação, a desculpa é que ainda não há condenação.
Finalmente, quando já há condenação, ainda metem recursos...
Entretanto, surge a  prescrição...
Em resumo: acaba por ficar tudo "em águas de bacalhau"...

Dia da Criança



Amanhã, dia 1 de junho, como tem acontecido em anos anteriores, o Tubo d’Ensaio oferece uma manhã de actividades pedagógicas para o Dia da Criança: oficinas de pintura, guitarra, baixo, bateria, violino, escrita criativa e jogos ópticos, acompanhados por jogos tradicionais.
Esta iniciativa destina-se às crianças do 1º ciclo da Figueira da Foz e decorrerá das 10h30 às 12h30.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Festival de Penteados da Figueira da Foz

Para ficar saber mais, clicar aqui.

aF192


O óbvio

O coordenador da Comissão Política social-democrata afirmou ontem, que o PSD está "tranquilo" quanto à situação do ministro-Adjunto e dos Assuntos Parlamentares e mantém "total confiança" em Miguel Relvas e em todo o Governo.
Nada de novo, estamos em Portugal…
Estamos, portanto, perante uma situação normal.
Numa democracia mais evoluída, nenhum membro de Governo teria resistido a uma onda de críticas tão grande e com uma acusação tão grave, sobretudo depois de a confirmar com um pedido de desculpas.
Em Portugal, porém, ninguém se demite de nada por mais erros que cometa.
Temos uma classe política muito fraca e sem dignidade, que não conquista o poder... Assalta-o, numa primeira fase,  e depois sequestra-o.
E as consequências são estas. Relvas se não quiser sair - e não quer - ninguém o vai tirar…
O primeiro-ministro, nem pensar, pois não manda nada e em nada…
A cúpula deste Governo emana de uma entidade difusa de poderes e interesses...
Passos Coelho, talvez o elo mais mais fraco, não conta para nada.
Neste contexto, o normal é Passos e o PSD  fazerem o óbvio: defender Relvas!

terça-feira, 29 de maio de 2012

Paulo Henriques, um verdadeiro Campeão


Na foto sacada daqui, estão, da esquerda para a direita, Paulo Henriques, Joana Agostinho (treinadora) e João Gregório. Fizeram parte da equipa portuguesa que participou no 2º Campeonato do Mundo de Atletismo IAADS, que decorreu no Estádio João Paulo II em Angra do Heroísmo – Açores, certame em que  Portugal se sagrou  campeão mundial por equipas.
Na sexta feira passada, o programa Praça da Alegria, da RTP1, referiu-se ao assunto. O vídeo, que pode ser visionado clicando aqui (ver a partir do minuto 25) merece ser visto com atenção (são cerca de 15 minutos), pois constitui um testemunho de garra e de força de viver de um jovem diferente, por ser, na realidade, um verdadeiro campeão: na vida e no desporto.
Parabéns Paulinho!

Relvas daninhas!.. *

A pergunta é, aparentemente, simples...
 "Isto é mesmo assim, o destino político de Relvas – e, por conseguinte, de Passos; e, portanto, do Governo – está nas mãos do Carlos Magno e de mais ninguém?"
A resposta, porém,  é que pode ser complicada...
Com Cavaco preocupado, nos meandros da maioria e em particular no PSD, ganha força a consciência de que a queda de Relvas implicaria a queda do governo...
A grande questão é que, ao que parece, "ninguém está disposto a deixar o governo entregue a Passos Coelho"...

* Título sacado daqui

Não deixe de ver esta reportagem

Quinhentas e sete crianças, da Casa Piaforam utilizadas como cobaias num estudo para determinar os efeitos neurocomportamentais da utilização de amálgamas contendo mercúrio nos dentes.

Via Aventar

Mercado da Figueira: Produtores directos...SORRINDO...

Foto de Toni Flórido, via Voando nas asas do tempo...  
Ontem a azáfama era muita e ainda faltavam acertar muitos detalhes, mas o espaço abre hoje as portas, sem grandes queixas dos comerciantes 
Em redor do “novo” edifício, instalado no Parque da Av. de Espanha (vulgo Parque das Gaivotas), a azáfama ontem era enor­me, com a mudança dos comerciantes, a colocação de tapete no piso exterior, medições e outras questões técnicas. Lá dentro, água e luz ainda não havia, mas o técnico superior da autarquia, garantia às pessoas (e ao nosso Jornal), que o espaço teria todas as condições necessárias para hoje abrir as portas ao público. 


 Bela Coutinho, jornalista do Diário de Coimbra

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Futebol jovem: Torneio do Grupo Desportivo Cova-Gala

para ver melhor, clicar na imagem
Conforme se pode ver no cartaz,  no próximo mês de junho o G.D.Cova-Gala vai promover o desporto e homenagear 4 grandes figuras que fazem parte do historial do Clube, realizando um torneio de futebol jovem nos dias 2, 3, 16 e 23, para diversos escalões .
Justa, meritória e oportuna esta iniciativa.

T0RNEIO CARLOS MANO, PETIZES
02/06/2012 a partir das 10horas
Equipas:Cova-Gala, Lousanense, A.C.Gandara, Ass.Rec.Casaense
• Carlos Mano, "O Lhitas", sócio nº 1, portanto, um dos fundadores da Colectivaidade. Desde o primeiro dia foi sempre de uma grande dedicação.

TORNEIO CARLOS LIMA, TRAQUINAS 
03/06/2012 a partir das 10horas
Equipas:Cova-Gala(A),Cova-Gala(B),Condeixa, Ademia
• Outro sócio fundador. Foi Presidente da Assembleia Geral durante largos anos.

TORNEIO JOÃO CAMARÃO, BENJAMINS
16/06/2012 a partir das 10horas
Equipas:Cova-Gala, Lousanense, União de Coimbra, Ass.Rec Casaense
• Outra das grandes figuras do Clube. Foi jogador, dirigente e treinador da equipa de Infantis que se sagrou Campeã distrital na época de 2006/2007.

TORNEIO JOSÉ VIDAL, INFANTIS 
23/06/2012 a partir das 10 horas
Equipas:Cova-Gala(A), Cova-Gala(B), Lousanense, Ademia
• Mais uma  grande e dedicada figura histórica do Grupo Desportivo. Foi Presidente da Direcção e da Assembleia Geral, mas, acima de tudo, foi sempre um trabalhador incansável, a quem a Colectividade muito deve nos 34 anos que leva de existência.

Uma boa piada, é sempre uma boa piada... Mesmo que nos custe muitos milhões de euros!

Em tempo.
"O Estado fez um bom negócio", disse um dia Mira Amaral sobre a venda do BPN.
Recorde-se que Mira Amaral, presidente do BIC, foi quem comprou. Logo, para assumir assim na televisão, com os seus accionistas a ouvir, que o Estado fez um bom negócio, fácil é de imaginar o bom negócio que o Estado não fez!..
Já Miguel Cadilhe, há uns dias atrás, considerou na comissão parlamentar de inquérito, que foi o BIC e não o Estado quem fez um bom negócio com a reprivatização do BPN. Miguel Cadilhe foi claro: "Eu não venderia por 40 milhões de euros com as condições que acompanharam a venda".
Foi esta a resposta dada pelo antigo presidente do BPN à pergunta do deputado do Bloco de Esquerda João Semedo. Cadilhe recordou ainda que, quando foi conhecida a venda do banco nacionalizado ao BIC, declarou publicamente que quem "está de parabéns é Mira Amaral", o presidente do BIC.
Será que alguma vez iremos saber tudo sobre este assunto, como nos países civilizados?
Entretanto, eles vão gozando: “O Estado fez um bom negócio”...

domingo, 27 de maio de 2012

Deporto nacional: o futebol e os outros, mesmo que se sagrem campeões mundiais!..

Os Campeões no pódio. Foto sacada daqui
No fim de semana passado, no decorrer do 2º Campeonato do Mundo de Atletismo IAADS, que decorreu no Estádio João Paulo II em Angra do Heroísmo – Açores, Portugal sagrou-se campeão mundial. Os atletas nacionais conseguiram 30 medalhas: 9 de ouro, 12 de prata e 9 de bronze.
O feito passou despercebido a nível da comunicação social nacional.
Este fim de semana, o Clube de Pesca "A Robaleira", venceu o 20º Campeonato do Mundo de Clubes de Pesca de Costa, que se realizou em França.
O feito passou igualmente despercebido a nível da comunicação social nacional.
Nem de propósito. Estava a pensar nisto, quando me deparo no facebook com um texto de Carlos Marinho Pinto, pessoa que não conheço, em defesa da sua dama, a pesca deportiva, com o qual não poderia concordar mais.
Passo a citar:

“DE VEZ ENQUANTO GOSTO DE ESCREVER UMAS COISAS SENTIDAS, TENDO EM CONTA E EM CONSCIÊNCIA QUE NÃO SOU O DONO DA VERDADE.
O FACTO DE A EQUIPA "ROBALEIRA CLUBE DE PESCA DE COMPETIÇÃO" E O CAP DE FARO ESTAREM PRESENTES NO XX CAMPEONATO DO MUNDO DE CLUBES DE SURFCASTING EM MIMIZAM - FRANÇA ONDE A PRIMEIRA SE SAGROU CAMPEÃO DO MUNDO, LEVA-ME A ESCREVER MAIS UMA VEZ SOBRE O ASSUNTO.
ONTEM DEPOIS DE TER ASSISTIDO À PROVA DA 1ª DIVISÃO REGIONAL DA ARPDA FUI CONVIDADO A JANTAR A CASA DE UM AMIGO PESCADOR QUE JÁ NÃO O VIA HÁ UNS ANITOS E QUANDO LHE DEI A NOVIDADE SOBRE A ROBALEIRA SE SAGRAR CAMPEÃ DO MUNDO ESTIVEMOS PREGADOS À TV ASSISTINDO A TODOS OS TELEJORNAIS ATÉ À UMA DA MANHÃ E NADA SOBRE O ASSUNTO. 
O QUE ASSISTIMOS PARA MAU GOSTO, ERA SÓ SOBRE A SELECÇÃO DE FUTEBOL TENTANDO JUSTIFICAR O EMPATE DO JOGO REALIZADO CONTRA UMA EQUIPA EU DIRIA "DO SEGUNDO MUNDO NO QUE TOCA A FUTEBOL" NUM JOGO QUE POR IMAGENS QUE VI EM RESUMO FOI UMA AUTÊNTICA VERGONHA.
O QUE EU ACHO E JULGO SER DA MAIS ELEMENTAR JUSTIÇA É DAR O VERDADEIRO VALOR À PESCA DESPORTIVA QUE DEVE SER A VERTENTE DESPORTIVA DAS QUE MAIS TEM CONTRIBUÍDO PARA LEVANTAR MAIS VEZES A PORTUGUESA BEM ALTO E TRAZER PARA CASA TAÇAS E MEDALHAS.
O FUTEBOL NEM QUE VENHA NO PRIMEIRO OU SEGUNDO AVIÃO SEM NADA GANHAR E EM ALGUNS CASOS ATÉ É UMA TRISTEZA A SUA PRESTAÇÃO TEM TODA A IMPRENSA DURANTE SEMANAS A FALAR DO ASSUNTO. DEPOIS TEM CONVITES DE HONRA PARA UM ALMOÇO EM BELÉM, ENTREGA DE MEDALHAS DO INFANTE NÃO SEI DOS QUANTOS E O TREINADOR AINDA É ELEITO A COMENDADOR.
É AQUI QUE EU QUERO CHEGAR E NÃO VOU FALAR DOS CASOS PASSADOS MAS DO ACTUAL.
UMA VEZ MAIS PORTUGAL É CAMPEÃO DO MUNDO DE PESCA DESPORTIVA NA VERTENTE DE SURFCASTING ATRAVÉS DA EQUIPA "ROBALEIRA CLUBE DE PESCA DE COMPETIÇÃO", JÁ NÃO FALO DA IMPRENSA, PORQUE CONSIDERO UMA CASO PERDIDO. MAS TAL COMO NO FUTEBOL, ESTES LUSITANOS CAMPEÕES MERECEM EFECTIVAMENTE E COM TODA A JUSTIÇA SEREM RECONHECIDOS PELAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS PELO SEU FEITO. 
ESPERO PARA VER SE O TAL RECONHECIMENTO MERECIDO VAI ACONTECER PELA JUNTA DE FREGUESIA, CÂMARA MUNICIPAL, GOVERNO, PRESIDÊNCIA, UMA MENÇÃO HONROSA POR PARTE DA ASSEMBLEIA DA REPUBLICA, E NO CASO MAIS CONCRETO PELA TUTELA DO DESPORTO.
JULGO QUE ESTES LUSITANOS MERECEM EFECTIVAMENTE O RECONHECIMENTO POR PARTE DO GOVERNO, SEREM CONVIDADOS PELA PRESIDÊNCIA DA REPUBLICA PARA UM JANTAR DE HONRA E SER-LHES ATRIBUÍDA A MEDALHA ESTA SIM, COM TODO O MÉRITO PORQUE ELES SÃO VERDADEIROS CAMPEÕES. NÃO ESQUECENDO O GRANDE CAMPEÃO E CAPITÃO DE EQUIPA DE LHE SER ATRIBUÍDA TAMBÉM A ORDEM DE COMENDADOR.
O QUE AQUI ESCREVO, NÃO SEI SE É SÓ POR ME SENTIR DESILUDIDO COMO A FORMA COMO OS NOSSOS GOVERNANTES E OS MEDIA TEM OLHADO PARA A PESCA DESPORTIVA BEM ASSIM, COMO A TUTELA DO DESPORTO, O QUE SEI É O QUE ME VAI NO CORAÇÃO DE QUANTA TRISTEZA SINTO DE VER A PESCA DESPORTIVA SEMPRE ESQUECIDA MESMO PERANTE OS SEU FEITOS MAIS NOBRES.
UM ABRAÇO PARA TODOS.”

Lapidar...

Um ladrão não deixa de ser ladrão porque em Portugal a justiça é lenta...
Daqui

Ter sucesso e ser bem sucedido...

Quantas pessoas têm sucesso e não são, afinal, bem sucedidas?
Muitas, porque habitualmente o que procuram é o primeiro objectivo, apesar de o segundo ser bem mais importante.
Com efeito, se eu for bem sucedida naquilo que faço, isso vai traduzir-se numa satisfação pessoal muito grande, em algo que me dá felicidade. Mas pode, claro, não se traduzir num sucesso que os outros reconheçam.
No meu caso particular, porque me estimo, o que procuro é que o meu desempenho a todos os níveis, faça de mim alguém mais satisfeito, mais realizado, enfim, mais feliz.
Mas se é assim, porque será que a maioria das pessoas procura ter sucesso, mesmo que este as possa fazer infelizes?!

Daqui

Bom domingo

sábado, 26 de maio de 2012

Parabéns e obrigado Campeões

O Clube de Pesca «A Robaleira», conforme demos notícia em devido tempo, participou   no 20º  Campeonato do Mundo de Clubes de Pesca de Costa, que se realizou em Mimizan – França, de 20 a 27 do corrente mês de maio.
A sua  presença  resultou do título de campeão nacional, conquistado em 2011. A equipa é constituída por José Afonso, Mário Santana, Joaquim Curado, Vasco Silva, Nelson Catarino, José Quinteiro e Luís Gil.
É com grande  contentamento que informamos que o  Clube de Pesca. "A Robaleira", venceu o 20º Campeonato do Mundo de Clubes de Pesca de Costa.
É um motivo de orgulho para a minha Terra, para a Figueira e para Portugal.

Via facebook

Obras de requalificação iniciam-se a 4 de Junho... Comerciantes do Mercado Municipal começam a mudar-se amanhã...

Amanhã e segunda-feira os concessionários do Mercado Municipal mudam-se para o mercado provisório, instalado no Parque da Av. de Espanha, onde vão permanecer durante as obras de requalificação daquele espaço emblemático.
Ontem, o presidente da Câmara e o vereador do pelouro, Carlos Monteiro, acompanhados dos técnicos, deslocaram-se ao mercado para “apaziguar” os ânimos. É que os concessionários ao longo dos últimos meses, têm vindo a “reclamar” que a autarquia garanta por escrito, que, no final das obras, irão regressar para os mesmos espaços e não queriam sair sem ter essa garantia «preto no branco». João Ataíde conversou durante alguns minutos com Daniel Barata Garcia e Maria Piedade Fonte, respectivamente presidente e tesoureira da Associação dos Comerciantes do Mercado Eng. Silva e no final, garantiu ao nosso Jornal, que esteve no local para «dar algum conforto aos comerciantes», e «se com a declaração de que vão voltar aos mesmos locais ficam mais descansados, então passaremos a declaração», afiançou.

Bela Coutinho, no Diário de Coimbra

Só nada explicaria tudo!..

O juiz jubilado do Tribunal de Contas Carlos Moreno considerou «chocante» a rentabilidade que o Estado garante aos privados nas parcerias público-privadas. 
Nada explica tudo, o que não é exactamente a mesma coisa que dizer que não há nada que explique tudo. Com que então andamos a viver acima das nossas possibilidades?...
Vejamos…
Por exemplo: a introdução de pagamento nas auto-estradas, que antes eram gratuitas, não foi só prejudicial para os automobilistas, foi-o também para o Estado.
Deu para perceber que a dívida pública, contrariamente ao que procuram fazer crer, é resultado de criminosas transferências do erário público para os bolsos de uns quantos privados: Mota-Engil, Mellos, Grupo Espírito Santo, entre outros…
É nesta conjuntura que nos impõem, como opção única, sacrifícios, cada vez mais sacrifícios (redução de vencimentos e de pensões, diminuição drástica dos benefícios sociais, aumento de impostos…)
No fundo, a politica dos últimos tempos, pode resumir-se, na prática, ao empobrecimento de muitos, para enriquecer uns poucos!..
Só nada explicaria tudo o que se tem passado em Portugal nos últimos tempos!..

Hoje na Figueira…


sexta-feira, 25 de maio de 2012

O mexilhão (neste caso, o adjunto...) é que sempre começa por se lixar...

"Adelino já foi"...
Para já, sobre a intervenção do seu adjunto, Miguel Relvas disse...
“Quanto às SMS do meu Adjunto, Dr. Adelino Cunha, nada mais tenho a acrescentar ao que foi dito pelo próprio”.

As eleições realizam-se a 16 do proximo mês de Junho…

Até ao momento, “João Portugal e João Carronda são os candidatos à presidência da comissão política da Concelhia da Figueira da Foz do PS”. 
«Honrar o Presente, Preparar o Futuro», é o tema da recandidatura de João Portugal, que foi apresentada segunda feira passada no Hotel Mercure.
«PS de Confiança», é o tema da candidatura de João Carronda, que foi apresentada um dia depois, na Assembleia Figueirense.

Via O FIGUEIRENSE

Almoço de homenagem ao jornalista José Santos

No próximo dia 9 de Junho, às 12h30, vai realizar-se um almoço de homenagem ao jornalista José Santos, que se retirou, recentemente, da actividade. 
Os interessados em participar neste almoço no restaurante Quinta das Rolas, em Quiaios, podem efectuar a sua inscrição até ao dia 6 de Junho, pelos contactos: 233424940, 966915346, 960266899, 917511794 ou pelo e-mail: almoç o.rolas@iol.pt


Via A Voz da Figueira

Uma frase de Luís Filipe Vieira

"Um ladrão não deixa de ser ladrão por declamar poesia".

Estamos “troikados”!..

Jovens, só têm uma solução: cavem de Portugal!
“Troika garante que o pior da recessão já passou, mas avisa que salários continuam altos”!..
Repito: jovens,  cavem de Portugal!..
E, se este País não é para novos, para velhos também não é recomendável…
“Há hospitais a mais e gasta-se muito em cuidados continuados, terão feito saber os membros da troika…” 
Vá lá, vá lá…
“A troika acredita que a economia está a resistir melhor do que se esperava à austeridade, que o ponto mais baixo da recessão já terá passado, que os salários ainda podem descer mais e que pode poupar-se mais no sector da Saúde, que os efeitos da crise na receita fiscal estão a ser compensados por progressos maiores no lado da despesa.”
Mas a troika percebe disto...
Para Portugal, não há almoços grátis…  
Já para a Alemanha…
Constatação óbvia..
 «Quem manda em Portugal, acho que é uma evidência, é a ‘troika’.
Estamos “troikados”

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Oh Relvas, oh Relvas...

A directora do PÚBLICO, Bárbara Reis, reiterou nesta quinta-feira de manhã, na ERC, que Miguel Relvas “fez uma pressão” sobre o jornal com diversas ameaças, e contou que o ministro lhe disse depois ter “humildade suficiente para pedir desculpa” pelo telefonema que fizera à editora de Política.

Em tempo.
Via jornal  Público.
Para ver vídeo onde Bárbara Reis, directora do «Público» confirma telefonema do ministro , clicar aqui.

Primeira etapa do 18º Circuito Regional de Bodyboard da Figueira da Foz disputa-se este fim de semana

No próximo sábado e domingo, dias 26 e 27 maio, arranca a primeira etapa do 18º Circuito Regional de Bodyboard da Figueira da Foz, uma prova realizada na praia do Molhe Norte ou praia da Murtinheira, de acordo com as melhores condições meteorológicas. Esta primeira etapa destina-se apenas à categoria Open e Drop Knee, estando agendado para as 9h30 o início da prova. As inscrições, a decorrer até sexta feira (25 maio) devem ser realizadas para o email da Associação: figueirabodyboard@gmail.com

Daqui

Embora na minha vida o futebol se limite a ser a coisa mais importante das coisas menos importantes...



… não resisto a chamar a atenção dos leitores do Outra Margem para esta carta aberta a Paulo Bento. 
Ela consubstancia aquilo que penso sobre o assunto…

Parabéns ao Diário de Coimbra

O amor, ai o amor...


A vida dói

-É a vida

 Realmente, é verdade: é a vida. Às vezes muda sem nos pedir licença, sem nos avisar. Às vezes, aquilo que tinha tudo para correr bem, acaba por correr mal. Fazem-se escolhas. Vivem-se essas escolhas e depois

 -É a vida

Ficamos admirados a contemplar a vida a atropelar-nos. Acabamos abraçados às paredes de queixo partido, de dentes partidos, de pernas partidas, de braços partidos, de coração partido. Acabamos. Desfeitos. Acabamos. E é nos finais que sentimos a vida no corpo. A despenhar-se na nossa direção a duzentos quilómetros por hora. É nessa hora, nesse preciso momento, que a sentimos nos ossos e nos músculos e nas veias. A vida dói. Vai passando por nós sem pedir licença. Levando o que amamos consigo.

Excerto de uma crónica de Pedro  Rodrigues. Para continuara a ler, clicar aqui.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Insólito...

Via O FIGUEIRENSE...

Foi capturada, cerca da10h15 desta manhã, uma lontra, na Praça Luís de Camões (Praça Velha), plena baixa da Figueira da Foz. O animal começou por ser visto junto a uma loja de fotografia, tendo depois ido esconder-se no capô de um carro estacionado metros à frente. Já com elementos dos Bombeiros Municipais, da Polícia Marítima e do Centro de Reabilitação de Animais Marinhos de Quiaios (CRAM –Quiaios) no seu encalço, a lontra conseguiu escapar e entrar numa dependência da Caixa Geral de Depósitos, onde conseguiram apanhá-la. O animal foi transportado para o CRAM - Quiaios, onde deverá ser observado e preparado para a devolução ao seu habitat. 

Pobre do Álvaro...

(Não serve para nada. A não ser, para dar a cara quando o "corajoso" Gaspar se esconde e receia vir a público defender as suas decisões...) *
foto sacada daqui
Diário de Notícias
Álvaro Santos Pereira assumiu que o Governo não está a executar reformas e medidas por imposição da troika, mas sim porque acredita nelas.
"É uma verdadeira revolução. Não estamos a fazer as reformas porque estamos sob assistência, mas porque há muito que as defendíamos", afirmou o ministro da Economia.
"Como estamos a mostrar, a nossa principal agenda é de transformação estrutural da economia."

Público
PIB deverá encolher 3,2% Portugal vai ter de adoptar mais medidas de austeridade para cumprir metas da troika
O Governo português vai ter de adoptar novas medidas de austeridade para cumprir as suas metas orçamentais, prevê a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).


Público
Desemprego continuará a subir em Portugal até aos 16,2% em 2013
A taxa de desemprego em Portugal vai continuar a bater recordes e atingirá os 16,2 por cento em 2013, segundo previsões hoje divulgadas pelo Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).


* Título sacado daqui

Pronto, está confirmado: Tribunal de Contas deu “luz verde” à requalificação do Mercado Municipal


Chegou no final da passada semana o parecer positivo para a obra de requalificação do Mercado Municipal e envolvente, orçada em cerca de 3 milhões de euros e cuja intervenção prevê a requalificação dos espaços exteriores, a manutenção da estrutura metálica, a possibilidade de se circular em redor das bancas e de encerrar o mercado, mantendo as lojas em redor abertas. No 1.º andar, a intervenção será igualmente feita mas sem divisórias, pelo menos enquanto não se souber o que ali vai ser instalado. A obra deverá ficar concluída em Julho de 2013.
O presidente da Câmara congratula-se com esta resposta favorável do Tribunal de Contas, porque, adiantou ao Diário de Coimbra, «permite-nos assumir o compromisso para com a Figueira da Foz, na senda de uma regeneração urbana efectiva, constituindo uma das nossas prioridade para o desenvolvimento deste nosso concelho». 

  Bela Coutinho, Diário de Coimbra

terça-feira, 22 de maio de 2012

Eh pá, 50% de desconto, ainda vá lá...Agora 100%, já era abuso!..

A PSP deteve em Famalicão um serralheiro, de 37 anos, que tentava sair de um supermercado sem pagar duas embalagens de bacalhau que escondeu debaixo do casaco, informou hoje aquela força.
O homem já tinha passado a caixa registadora sem efetuar o respetivo pagamento. O bacalhau em causa tinha um valor de 13,98 euros.

Via Jornal de Notícias

Morreu o António Cruz!..

Longe da Figueira, tomei conhecimento, primeiro via Marcha do Vapor e, depois, via O Figueirense, que morreu o António Cruz.
Como escreveu o Rogério, “partiu mais um amigo, um camaradão, um homem bom, um amigo dos seus amigos”.
A sua disponibilidade, a sua educação, a sua calma, a sua serenidade, o seu fino trato pessoal, vão ficar para sempre na minha memória.
Nos anos 80 do século passado, foi meu camarada de trabalho, numa firma de Despachantes Oficiais na Figueira da Foz.
Nos primeiros tempos deste Outra Margem, quando tinha alguma dificuldade a nível informático, era a ele que recorria...
Teve de rumar para Angola, pois a Figueira da Foz "voltou as costas" a um projecto de vida a que, durante vários anos, dedicou amor, carinho, competência e dedicação, - a divulgação da Figueira na internet - o que muito o desgostou...
Esse seu projecto, onde tive o prazer e o privilégio de colaborar,  foi descontinuado no dia 1 de Janeiro de 2007.
Descansa em paz.
Até um dia Amigo…

domingo, 20 de maio de 2012

Briosa...


Hoje,o Sporting  não mereceu ganhar. Parabéns à Académica pela conquista da Taça de Portugal 73 anos depois.

Ser do Sporting e da Académica…

Falta cerca de 1 hora para início da final da Taça de Portugal 2011/2012.
Sou simpatizante do Sporting e da Académica.
Ser do Sporting e da Académica traduz uma forma de estar na vida. Ser adepto de qualquer destes dois clubes, ou dos dois, como é o meu caso, é saber, antecipadamente, que são mais as competições que perdemos do que aquelas que ganhamos. 
Ao contrário dos adeptos do Benfica e do FC Porto, por exemplo, os adeptos do Sporting e da Académica usufruem o futebol só pelo prazer do futebol.
Gostamos, naturalmente,   que o nosso clube ganhe,  mas temos outras coisas muito mais importantes na vida…
O futebol limita-se a ser a coisa mais importante das coisas menos importantes...
A Académica, não sendo propriamente um grande, reúne uma larga massa de adeptos por todo o país. Acresce que a Académica é o segundo clube de muita gente, incluindo muitos sportinguistas, como eu. Portanto, daqui a 4 horas, seja o resultado qual for, desde que o árbitro não se lembre de ser o protagonista, serei um adepto do futebol satisfeito.
Todavia, o Sporting, em princípio, é favorito, mas, a Académica irá discutir o resultado e até poderá mesmo ganhar, se o Sporting não estiver numa tarde inspirada…

Campeonato do mundo de atletismo para atletas com síndrome de Down orgulhou Portugal e os Açores e promoveu a solidariedade

foto da delegação portuguesa na cerimónia de abertura sacada daqui
Os media nacionais  passaram  ao lado do acontecimento, mas a verdade é que se realizou em Portugal o 2º Campeonato do Mundo da IAADS. 
As provas decorreram ente 17 a 19 deste mês, em Angra do Heroísmo, Açores. Participaram 13 países de 4 Continentes com cerca de 100 atletas, que mostraram que o Atletismo para atletas com Trissomia 21 e Mosaicismo está numa etapa de grande expansão e desenvolvimento.
Portugal esteve representado por um total de 15 atletas, a saber: Jennifer Nogueira, João Machado e Luís Gonçalves (Clube CERCIFAF), Nélson Silva e a capitã Susana Castro (Clube CERCIGUI), Helena Soares (AICIA-Arouca), Milene Patrocínio (APERCIM-Mafra), o capitão e porta-estandarte Bruno Leitão (APPACDM-Santarém), Rui Sousa (APPACDM-Coimbra), Elsa Taborda (APPACDM-Matosinhos), João Gregório e Paulo Henriques (CASCI-Ílhavo), Francisco Gouveia (CD “Os Especiais – Madeira), Ricardo Pires (MAPADI-P.Varzim) e Maria João Silva (SCM – Madalena Pico).
Na foto sacada daqui, Maria João Silva, no pódio. Conseguiu  o ouro
 por ter  batido o recorde do mundo na prova dos 1  500 m marcha 
Hugo Silva chefiou a delegação, que foi ainda composta pelo selecionador nacional José Costa Pereira, pelos coordenadores técnicos Rui Alecrim e Egídio Bernardes, pelos treinadores Anita Costa, Carla Tomás, Joana Agostinho e Maria Manuela Machado, e pela técnica auxiliar desportiva Ana Paula Afonseca.
A nossa selecção teve um comportamento brilhante, PORTUGAL FOI CAMPEÃO DO MUNDO NOS AÇORES!, mas isso passou completamente despercibido nos media nacionais.
Recorde-se, que o primeiro Mundial de Atletismo para pessoas portadoras de Síndrome de Down, se realizou há dois anos, no México.
Este evento, veio dar resposta a uma antiga reivindicação dos vários agentes ligados ao desporto na deficiência intelectual, que reclamavam há muito a criação de uma competição própria para os atletas com Trissomia 21, dada a especificidade da sua anomalia genética, que até então competiam em clara desigualdade, inseridos nas restantes categorias da deficiência intelectual. Portugal esteve na vanguarda desse movimento e o prémio pela dedicação da ANDDI (Associação Nacional do Desporto para a Deficiência Intelectual), foi a atribuição a Portugal, da realização dos segundos Campeonatos do Mundo de Atletismo Síndrome de Down, que tiveram lugar, na Ilha Terceira, nos Açores.
Pena foi a quase ineixistente cobertura mediatica dos órgão de comunicação portugueses. 
Apesar de Portugal se ter sagrado Campeão do Mundo!...


Nota final: 
Todos os pormenores sobre 2º Camp. Mundo ATLETISMO S.Down IAADS - AÇORES, POR 2012, aqui.

Bom domingo

sábado, 19 de maio de 2012

Como diria o outro... "é coiso"!...

imagem sacada daqui
imagem sacada daqui















Foi com surpresa que o Ginásio Figueirense viu a Meia-Maratona/Caminhada da Figueira da Foz marcada para o mesmo dia da sua, 10 de Junho, quando a colectividade figueirense, apresentou em 18 de Dezembro, em conferência de imprensa, o seu evento, juntamente com a programação definitiva do 3º Encontro de Gerações Ginasistas – Grande Caminhada…

A ser assim, não é que seja grave!..  Aliás, já nada é grave na Figueira!..
Mas,  mesmo não sendo grave,  como escreveu Joaquim Gil, director de O Figueirense, “é coiso”!..

Oh Relvas, oh Relvas... (II)

... continuação à vista… 

Se Relvas cair o governo cai, não porque Passos Coelho seja uma invenção política de Relvas pois o primeiro-ministro ganhou vida própria na pessoa do seu ministro das Finanças que é o verdadeiro primeiro-ministro e presidente (o outro não passa de um mísero professor que vive no centro de dia de Belém) do país.
O problema de Passos Coelho é que todos os negócios para facilitar a sua chegada ao poder, desde os bloggers até aos jornalistas que apoiam o governo são gente de mão do Miguel Relvas.
Quando Relvas cair os apoios secretos caem, a começar pelos que negociaram o festim da privatização da RTP.
Relvas não pode cair, se isso suceder é uma questão de tempo até Vítor Gaspar ascender a primeiro-ministro. Passos Coelho não vai nem pode deixar cair o Relvas, se o fizer equivale a uma daquelas velhotas que não conseguem viver com o cachorro passar-se e ir abandoná-lo no meio da Serra da Arrábida. Se Passos Coelho abandonar Miguel Relvas ainda alguém vai dizer que é da crise, com a austeridade deixou de ter com que o alimentar e decidiu abandoná-lo.

Oh Relvas, oh Relvas...

....  demissão à vista?...

Relvas, apertado e vigiado de perto, não aguentou a pressão e com a intenção de cortar cerce qualquer tentativa de continuação de tratamento jornalístico de um assunto de que aparentemente se tinha “safado”, acabou por se enredar ainda mais na teia em que desde há muito está enleado. 
Tentou amedrontar uma jornalista do Público que o interpelou sobre o depoimento que prestara no Parlamento com as habituais ameaças de boicote do jornal e com um outro tipo de ameaça que acaba por o incriminar mais a ele do que molestar a ameaçada: expor na internet detalhes da vida privada da jornalista se a insistência no tema das "secretas" continuasse a ser notícia.
E por aqui se vê que Relvas está muito longe de possuir a tal agilidade intelectual que alguns propagandisticamente lhe atribuíam, pois o seu comportamento demonstra que ele não percebeu que uma ameaça daquele género o expunha gravemente pela natureza das fontes a que necessariamente tivera de recorrer para a poder concretizar: a que serviços, a que detectives, a que espionagem terá recorrido Relvas para conhecer os dados da vida privada da jornalista?
O Público, a direcção do Público, como seria previsível, tentou abafar o caso, não lhe dando publicidade. Felizmente, os jornalistas do Conselho de Redacção num gesto nobre e corajoso puseram tudo a nu num comunicado hoje publicado. Posta perante a divulgação dos factos, a direcção, embora desvalorizando o assunto, acabou por confirmar as ameaças.
É o começo do fim de Relvas. Pode não ser demitido. Provavelmente não será. A teia que o enleia, enleia também muita gente. Mas politicamente está ferido de morte. 
Daqui se concluindo que Relvas, contrariamente ao que se supunha, não vai estar à altura dos “grandes nomes” do PSD. Ainda lhe falta muito para chegar às performances desses "grandes nomes". Mal começou a dar os primeiros passos institucionais logo ficou pelo caminho…

Nota: título inspirado aqui.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Álvaro...

"Esse coiso"!..

E queria esta gente o alargamento! Pobre futebol português...

Edivaldo aguarda pagamento da Naval
Convocado para o estágio da seleção da Bolívia, Edivaldo ainda não rumou a La Paz por estar à espera do pagamento de salários em atraso. O jogador termina contrato em junho e espera que a Naval resolva a situação brevemente. Ao que tudo indica, o internacional boliviano deverá abandonar o futebol português depois de quatro anos a atuar pelo emblema da Figueira da Foz.


AG deve deixar futuro diretivo do Aves em aberto
O Aves realiza hoje uma assembleia geral (AG) cujo principal objetivo é eleger Direção para a nova época. O atual presidente, Armando Silva, prevê que a AG seja inconclusiva, já que se recusa a assumir "para já" qualquer compromisso. Em causa estão os apoios para a próxima época, que o ainda presidente do Aves considera imprescindíveis para ter "uma equipa competitiva", já que, neste cenário de crise, "a gestão do clube é cada vez mais difícil". A reunião magna tem início marcado para as 20 horas.

Adeptos do Leixões tentam demover Carlos Oliveira
Os sócios do Leixões não querem a saída de Carlos Oliveira, presidente da SAD demissionário há alguns meses. Nesse sentido, há um movimento de associados que se reunirá amanhã, pelas 17h00, no auditório do Estádio do Mar para tentar sensibilizar o dirigente a continuar a liderar o clube.


Via O Jogo

25 de Abril, sempre!

Mas, de preferência,  um 25 de Abril diferente...
Que nos traga, se possível,  outra gente...

Festival Náutico


Laura Lacerda, 80 anos de idade…

foto O Figueirense
Laura Lacerda tornou-se a primeira mulher a presidir, em 93 anos, à delegação da Figueira da Foz da Cruz Vermelha Portuguesa, sucedendo a Gaia Brás.
No seu discurso de tomada de posse, a médica, de 80 anos, afirmou "estar preparada para os desafios" que se avizinham. "Sou uma mulher de fé, de sonhos e a utopia é um projecto desejável para toda a sociedade. Eu gostaria de transformar aquilo que é, às vezes, quimérico em realidade. Passemos ao trabalho, pois só assim o conseguiremos", desafiou Laura Lacerda.
Questionada pelo Jornal de Notícias pelo facto de ser a primeira mulher a comandar a instituição ao nível local, a médica afirmou sentir-se "honrada". "Sinto-me feliz, que tenho a benção de Deus e que as pessoas acreditam no meu projecto e por isso darei o que posso", disse a nova presidente da delegação da CVP mais antiga do distrito de Coimbra, fundada em 3 abril 1915.
Laura Lacerda nasceu em Fátima a 13 Setembro de 1928. Em 1956 licenciou-se em Medicina, em Coimbra. Reside na Figueira da Foz desde 1959. A nova direcção, que cumprirá um mandato de quatro anos, será presidida por Laura Lacerda. Joaquim Cristino, José Segurado, Carlos Figueiredo e Nelson Fernandes completam a direcção.

Ser do contra...


Estamos à porta do verão e estes exemplares estão como a foto demonstra...
Isto, sim, é ser mesmo  do contra.
Mais uma vez, aqui está a prova.
Mesmo o dr. Vítor Gaspar há um ano no poder, o tal que  deixou a malta quase sem dinheiro para nada, não nos conseguiu fazer perder peso.
Vamos ver é até quando conseguimos resistir, pois,  ao que parece, a receita do dr. Vítor Gaspar veio para ficar... Tudo o indica,  continuará a ser  aplicada neste Verão e vai manter-se  o resto do ano e  seguintes!..
Aliás, diga-se em abono da verdade, neste momento, o sucesso da receita do dr. Vítor Gaspar é incontornável: quase dez milhões de lingrinhas e delgadinhos, em menos de um ano, é obra!..
Com estes exemplares é que não há nada a fazer: serão sempre do contra!

P.S.
A foto é do barbeiro da Cova-Gala, um pára-quedista que tem a mania que é brincalhão...