terça-feira, 5 de julho de 2022

PSD: a visita de Montenegro, o novo líder, a Santana no primeiro dia do seu mandato aconteceu por mero acaso?

Imagem via Diário as Beiras
No passado domingo, Luís Montenegro foi eleito como o novo líder do PSD.
Montenegro, o novo líder, "surpreendeu" o partido ao escolher Paulo Rangel e Miguel Pinto Luz para a sua direcção. Foi um sinal de que a "unidade e a coesão" que queria está assegurada para construir uma alternativa ao PS, como o partido lhe pediu no segundo dia do 40.º Congresso, no Porto. 
No dia seguinte, ontem segunda-feira, segundo o próprio disse à noite na RTP 2 (declarações à RTP aqui) e o jornal Diário as Beiras divulga na sua edição de hoje, Luís Montenegro deslocou-se à Figueira da Foz para se reunir com o presidente da autarquia, Pedro Santana Lopes. 
A reunião, "que durou cerca de uma hora, decorreu nos paços do concelho."
É evidente, que a iniciativa "do novo líder social-democrata reveste-se de elevado significado político"
Santana Lopes, actual presidente de câmara da nossa cidade, ex-presidente do PSD e ex-primeiro-ministro não é militante do partido. Depois de ter deixado o PSD (recorde-se: em 2018, Pedro Santana Lopes enfrentou Rui Rio nas eleições diretas daquele ano. Rio levou a melhor com 54,3% dos votos, contra os 45,6% que Santana conseguiu), foi um dos fundadores do Aliança, de onde também já saiu. 
Pedro Santana Lopes, já como independente, conquistou a presidência da autarquia figueirense concorrendo pelo movimento Figueira A Primeira. 
Ontem, à saída da reunião, o Diário as Beiras falou com Luís Montenegro e Pedro Santana Lopes. 
Aquela não foi uma visita de cortesia, reconheceu o líder do PSD. “Foi uma visita a um amigo. Ainda por cima, foi presidente do PSD. No primeiro dia do (meu) mandato, sabendo nós que nesta ocasião não é militante do PSD, fiz questão de poder estar com ele um bocadinho e conversarmos sobre vários assuntos”, afirmou. 
Questionado sobre se o encontro se destinou a tentar convencer o anfitrião a regressar ao partido, Luís Montenegro respondeu desta forma: “Conhecemo-nos há muitos anos e não precisamos de nos andarmos a convencer um ao outro. Conversámos e, depois, mais para a frente, vamos ver”
Será que também conversaram sobre a possibilidade de Pedro Santana Lopes se recandidatar à Câmara da Figueira da Foz pelo PSD? 
A resposta foi evasiva: “(Risos) Não vou dizer sobre o que falámos”
“Voltei a ouvir o PPD/PSD” “(Foi com) com muito gosto que (recebi Luís Montenegro) e estou reconhecido (pela visita). Trabalhámos juntos no Grupo Parlamentar do PSD em 2007, 2008, fora o que estava para trás. Por isso, como disse o senhor presidente do PSD, não precisamos de nos convencer um ao outro. Como eu disse, ontem à noite (domingo), numa televisão, gostei de ouvir o doutor Luís Montenegro e voltei a ouvir o PPD/PSD”, declarou, por seu lado, Pedro Santana Lopes. 
O “regresso” do PPD/PSD, depois da partida de Rui Rio, é um motivo para o autarca da Figueira da Foz regressar ao partido? 
“Isso são outras conversas, até porque tem outras envolvências, outras questões. Mas o principal é o país e naquilo que podemos perspetivar para o futuro do país. E aquilo que ouvi (no congresso nacional do partido) encheu-me de alegria”, conclui Pedro Santana Lopes.
Dentro do PSD, há quem considere que "a candidatura de Santana Lopes à Câmara da Figueira da Foz, que ganhou, foi um sinal de independência que precisava para fazer o caminho de volta".
A hora de Pedro Santana Lopes voltar ao PSD está cada vez mais perto?
Pelos vistos, o caminho faz-se caminhando...

Sem comentários: