sábado, 2 de julho de 2022

Foi bonita a cerimónia do lançamento do livro "Histórias de Mineiros"

Foto António Agostinho
Na tarde do dia 2 de julho de 2022, por iniciativa da Comissão Política do Partido Comunista na Figueira da Foz, foi apresentado o livro "Histórias de Mineiros".
O evento realizou-se na Biblioteca Municipal, pelas 17 horas, com a presença de algum público.

"Histórias de Mineiros", é um livro que publica 11 crónicas, que o responsável pelo OUTRA MARGEM conheceu há 42 anos, ainda em manuscrito entregue por Augusto Alberto Rodrigues na redacção do Barca Nova, um jornal que durou o que tinha que durar: "apareceu e desapareceu da mesma forma".

No prefácio da obra, Alexandre Campos, na altura um jovem repórter, sublinha: "em jeito de reportagem, são depoimentos obtidos em conversas com os próprios que conviveram com o sofrimento, a dor, as agruras e amarguras de um trabalho duro, tornado mais duro ainda pela exploração sem escrúpulos, no tempo do fascismo".
Mais adiante, refere: "escusado será dizer que desses homens já não resta um único."
Citando Augusto Alberto Rodrigues: "que tenham agora a paz porque em vida rolaram tal e qual as pedras de carvão arrancadas a pulso e bagas de suor".

Por sua vez António Augusto Menano, refere no posfácio: "a força destas crónicas é serem novas, no sentido de tratarem situações, detalhes, que, embora parciais, fazem parte de uma totalidade. Os textos estão mais perto da demonstração dos efeitos do que na revelação das causas".

José Martins, Leitão Fernandes, Joaquim Namorado, Cerqueira da Rocha, Ruy Alves, Armando Correia, Falcão Martins, Mário Neto, hoje em dia figuras esquecidas por todos na Figueira, lá onde estiverem, devem estar satisfeitos, pois, entre outros, foi graças a eles, ter existido um jornal chamado Barca Nova, o que tornou possível ter acontecido a publicação deste livro de Augusto Alberto Rodrigues, 42 anos depois. Se não tivesse existido o Barca Nova este livro, muito presumivelmente, não teria conhecido a luz do dia.

Sem comentários: